Coronavírus em SC: Medidas de transparência fazem Santa Catarina subir dez posições em ranking de estados

Coronavírus em SC: Medidas de transparência fazem Santa Catarina subir dez posições em ranking de estados

17 de abril de 2020 Off Por Redação

Santa Catarina subiu de 18º para o 8º lugar no ranking do Índice de Transparência da Covid-19, iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) que avalia todos os 26 Estados e o Distrito Federal. A evolução veio uma semana depois que o governador Carlos Moisés determinou a adoção de medidas para aperfeiçoar a transparência do Governo do Estado no enfrentamento à Covid-19.

A pontuação catarinense pelos critérios da OKBR passou de 17 para 52 pontos. O governador fez avaliação positiva da melhoria, mas enfatizou que o Governo do Estado ainda busca avançar mais. “Nesta semana lançamos um painel interativo no site do coronavírus com dados atualizados diariamente, um boletim epidemiológico diário e também organizamos as informações relativas às despesas e contratações realizadas para o combate ao coronavírus. O trabalho tem várias etapas seguindo as recomendações da OKBR e, nos próximos dias, através da entrega de novos produtos de inteligência de dados, o grau de transparência aumentará”, antecipa o governador.

>>>Tire suas dúvidas sobre as medidas restritivas e as ações de combate e prevenção à Covid-19

As ferramentas foram desenvolvidas pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) e Controladoria-Geral do Estado, com o apoio do Núcleo Intersetorial de Inteligência de Dados e a parceria do Social Good Brasil. Todas elas estão disponíveis na aba “Transparência” do site www.coronavirus.sc.gov.br.

A ferramenta de Business Inteligence (BI) contará com dados para que o cidadão tenha informações detalhadas sobre o enfrentando da pandemia em Santa Catarina. Também, por meio de um novo formato de boletim epidemiológico, é possível acompanhar o número de casos, óbitos, cidades mais atingidas, testes realizados e dados por região que serão atualizados, diariamente, a partir das 19h. Nesta semana, também foi publicada uma página transparência desenvolvida pela CGE com dados e documentos sobre contratações e aquisições realizadas pelo Executivo para prevenção e enfrentamento da pandemia.

>>>Governo do Estado divulga balanço de ações em 30 dias de combate à pandemia

Acompanhe as notícias sobre o novo coronavírus

www.coronavirus.sc.gov.br

Foto: Ricardo Wonffenbüttel / Secom


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
Governo de Santa Catarina