banner
Prefeitura Municipal de Indaial

Cras Tapajós promove projeto “Cuidar de Si” com famílias atendidas pelo Centro

Cras Tapajós promove projeto “Cuidar de Si” com famílias atendidas pelo Centro 1O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) é o principal serviço executado no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Tapajós, o qual tem como foco o trabalho social com famílias. Uma das ações de Paif são as oficinas com os usuários em acompanhamento.

Neste ano a equipe se baseará no cuidado de si para planejamento desses grupos com o projeto “Cuidar de Si”. No primeiro encontro realizado em fevereiro, a equipe do Cras trabalhou com uma dinâmica que buscou estimular a reflexão de metas para o ano, analisando também quais foram as conquistas do ano anterior. Os profissionais apresentaram um vídeo motivacional para iniciar a reflexão. Posteriormente cada participante do grupo recebeu uma tabela para poder escrever, com uma imagem de exemplo de roda da vida, para pensar em todas as áreas que constituem a nossa vida. Os participantes que não sabiam escrever foram auxiliados pelas técnicas. Ao fim do encontro, quem se sentia a vontade pôde socializar como foi o seu ano de 2018 e quais eram suas metas para 2019. O encontro promoveu a discussão sobre as situações vivenciadas pelas famílias e as diferentes formas de lidar com tais situações, possibilitando a reflexão sobre projetos de vida.

O segundo encontro ocorreu neste mês de março, no qual a temática foi em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A equipe do Cras preparou o ambiente para se tornar o mais aconchegante para as famílias, às quais foram recepcionadas com um delicioso café. Realizou-se uma exposição reflexiva sobre os movimentos das mulheres pelo mundo, suas lutas, conquistas e desafios a serem enfrentados ainda na sociedade. Posteriormente houve as atividades interativas preparadas para as mulheres em uma sala, na qual foi exposta uma arara com roupas para elas escolherem, alguns calçados, cosméticos e bijuterias diversas, como brincos, colares, pulseiras e anéis de doações. O Cras contou com a presença de uma maquiadora que voluntariamente maquiou as usuárias e deu dicas de cuidados com a pele. Todas as participantes escolheram algo para si e puderam se produzir.

Ressalta-se que os encontros são realizados mensalmente. Os próximos já são planejados e contarão com a parceria de outros profissionais de setores externos, dando continuidade ao Projeto Cuidar de Si.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by