CRAS Timbó comemora 10 anos hoje

CRAS Timbó comemora 10 anos hoje

8 de julho de 2020 Off Por Redação

Hoje, dia 8 de julho, o CRAS Timbó comemora 10 anos junto à comunidade!

 

Há uma década a Prefeitura de Timbó desenvolve sua Política Pública de Assistência Social por meio do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social. O órgão é considerado a porta de entrada do usuário, onde é exercido a proteção social básica, com foco no atendimento às famílias e com caráter de prevenção e superação das vulnerabilidades vivenciadas no seu território.

Atualmente, o CRAS está localizado no Bairro Araponguinhas, Rua Bruno Reinicke, 239, atendendo a cerca de 3.500 famílias de três localidades: Araponguinhas, Estados e Padre Martinho Stein. A equipe técnica do Centro é composta pelas as assistentes sociais Deise Adriana Nicholletti Mendes e Sandra Beatriz Knopp Fernandes; a psicóloga e coordenadora, Silvia Fernando Brandt Dalagnolo e a pedagoga Marilene Lucineia Tomelin.

Elas explicam que nos grupos semanais realizados com famílias – PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias), há cerca de 25 pessoas participando. Nos grupos semanais do SCFV há 20 crianças, 24 adolescentes e 23 idosos. No entanto, considerando a realidade atual, as atividades coletivas tiveram que ser interrompidas.

“O trabalho Social com famílias desenvolvido junto ao CRAS possui o caráter de prevenção e é desenvolvido através de atividades coletivas com famílias e seus membros e por meio de atendimentos individualizados”, esclarece Silvia.

O público-alvo desses atendimentos famílias territorialmente referenciadas ao CRAS, em situação de vulnerabilidade social; beneficiários do Bolsa Família; do Benefício de Prestação Continuada – BPC; famílias beneficiárias dos Benefícios Eventuais ou que possuam, dentre os seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados especiais.

“Neste dia temos muitas conquistas a celebrar, mas também muitos desafios a serem superados. Este ano, excepcionalmente, não será possível compartilharmos juntos de uma atividade integrativa na forma de Festa Junina, como anualmente realizamos com as famílias.  Mas, com certeza permanecemos juntos no enfrentamento da realidade e dos desafios diários”, garante a coordenadora.

Ela diz que os desafios frente à realidade atual tem exigido de todos a criação de novas estratégias para a garantia do atendimento e suporte às famílias. “Houve um aumento na busca da demanda de acesso a necessidades básicas como alimentação. No mês de junho, através do CRAS, foram atendidas aproximadamente 200 famílias e repassadas 110 cestas básicas, garantindo a elas a provisão das necessidades básicas de subsistência, bem como orientações diversas e suporte ao acesso da solicitação do auxílio emergencial”, complementa a psicóloga.

Assessora: Aline Brehmer/Ascom PMT
Fotos: Waldemar Elizio Neto/Ascom PMT