banner
Prefeitura Municipal de Timbó

Cuca “Caramelo e Sal” é eleita a Melhor Cuca da Cidade

Cuca "Caramelo e Sal" é eleita a Melhor Cuca da Cidade 1Quem esteve no Pavilhão de Eventos Henry Paul na tarde de sábado, dia 06, pode sentir o aroma – e provar, é claro – algumas das delícias da culinária timboense. O perfume dos mais variados ingredientes, como alecrim, maracujá, creme de confeiteiro e linguiça, tomaram conta do local, que sediou o 1º Concurso Melhor Cuca da Cidade – Timbó 150 anos e o Festival de Cucas de Timbó, promovidos pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural.  As atrações integraram a programação da Páscoa no Parque, e tiveram entrada gratuita.

17 receitas de cuca, tradicional doce da gastronomia alemã, participaram do concurso. A difícil tarefa de escolher a Melhor Cuca da Cidade ficou por conta do júri técnico, formado por renomados profissionais da área, e do júri popular, composto por 44 pessoas da comunidade.  A cuca “caramelo e sal”, desenvolvida pela confeiteira Graciela Duwe, ficou com o 1º lugar do concurso, enquanto o 2º lugar foi para a cuca “chocolate branco com maracujá”, de Thomas Adriano Reichel, e a cuca “banana com farofa e passas ao rum”, de Ivone Klitzke, conquistou o 3º lugar.

Jorge Ferreira, presidente da Fundação Cultural de Timbó, explica que será produzido um livro com as receitas participantes do Concurso, como legado dos 150 anos de Timbó. “O concurso teve como objetivo resgatar receitas das famílias timboenses e transformar esse rico acervo cultural gastronômico do nosso município, repassado por gerações, em um livro de receitas”, acrescentou.

Festival de Cucas

Cuca "Caramelo e Sal" é eleita a Melhor Cuca da Cidade 2O público presente também pode provar 12 variedades do doce no Festival de Cucas. Além dos sabores tradicionais, como farofa e banana, o Festival trouxe opções gourmets e inovadoras, assinadas pela chef Fabiana Stein e pela confeiteira Sônia Dalmônico, como bacon, mostarda e mel, vinho e kochkäse, creme com chocolate amargo e maçã, alecrim e nata.

O Festival de Cucas superou as expectativas da organização, e aproximadamente 400 cucas foram vendidas. “O resultado foi surpreendente e superou todas as nossas expectativas, seja na qualidade e sabores de cucas oferecidas, na quantidade de cucas comercializadas e também no grande público que prestigiou o evento, apesar do mal tempo”, destacou Ferreira.

A programação da Páscoa no Parque seguiu com a apresentação do Coral da Fundação Cultural de Timbó, Grupo Vocal Syahamba e Orquestra de Câmara Municipal de Timbó.

Assessora: Daiane de Souza
Fotos: Jéssica Bolsoni

Topo