banner
Saúde

Curso aperfeiçoa profissionais de saúde para assistência a vítimas de paradas cardiorrespiratórias

O treinamento acontece em Balneário Camboriú, no primeiro Centro de Simulações Realísticas da American Heart Association em Santa Catarina, localizado na Uniavan.

Nova turma será em setembro.

Curso aperfeiçoa profissionais de saúde para assistência a vítimas de paradas cardiorrespiratórias 1Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil, responsáveis por mais de 30% dos óbitos registrados, contabilizando mais de mil mortes por dia. Porém, os dados indicam que uma assistência bem feita e rápida, pode dobrar ou até mesmo triplicar a chance de sobrevivência das vítimas no caso de paradas cardiorrespiratórias. Por isso, profissionais de saúde têm buscado cada vez mais se aperfeiçoar no tratamento de pacientes com esse tipo de problema.

“O rápido atendimento aumenta consideravelmente as chances de vida de quem sofre uma parada cardiorrespiratória. Portanto, profissionais de saúde que coordenam ou participam da ressuscitação de um paciente, tanto dentro quanto fora do hospital, precisam estar preparados”, aponta o sócio fundador da EME Doctors, empresa especializada em formações na área médica, Dr. Gustavo Deboni.

Foi pensando nesses profissionais que a Uniavan e a EME Doctors implantaram o treinamento de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (SAVC). O curso aperfeiçoa as habilidades no tratamento de pacientes com parada cardiorrespiratória (PCR) e outros ritmos que a antecedem, através da participação ativa em uma série de casos simulados. O treinamento é ministrado pelo coordenador e representante dos cursos da AHA no Brasil, professor Dr. Hélio Penna Guimarães e mais quatro instrutores médicos de Santa Catarina. O primeiro treinamento de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia ocorreu no mês de junho e a próxima turma será em setembro.

O curso acontece em Balneário Camboriú, no primeiro Centro de Simulações Realísticas da AHA em Santa Catarina, localizado na Uniavan e, recebe profissionais de saúde de todo o país. A carga horária do SAVC é de 14 horas e ele ocorre no Laboratório de Simulações AHA. É dirigido à médicos, enfermeiros e graduandos de medicina e enfermagem.

Alguns conteúdos abordados no curso de SAVC:

  • Reconhecimento e tratamento precoce de parada respiratória e PCR;
  • Reconhecimento e tratamento precoce de condições de iminência de parada cardíaca como bradicardia sintomática;
  • Manuseio de via aérea;
  • Farmacologia relacionada;
  • Gerenciamento de Síndromes Coronárias Agudas e AVC;
  • Comunicação eficiente no papel de membro e líder de um time de ressuscitação;
  • Discussão sobre como o uso de um time de resposta rápida ou equipe de emergência médica pode melhorar a evolução dos pacientes;
  • Definir os sistemas de tratamento.

Informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (47) 9.9691-5843 ou pelo e- mail [email protected]

Centro de Simulações Realísticas American Heart Association – AHA

Desde junho Santa Catarina tem o primeiro Centro de Simulações Realísticas American Heart Association (AHA). A parceria pioneira entre a AHA, a Uniavan de Balneário Camboriú e a EME Doctors disponibiliza cursos de Cardiologia, Suporte Avançado e Básico de Vida, Primeiros Socorros e Ressuscitação Cardiopulmonar com Desfibrilador Externo Automático do Salva-Corações.

O Centro AHA, localizado na Uniavan, em Balneário Camboriú, tem os protocolos mais atualizados no que diz respeito ao combate de doenças cardiovasculares e primeiros socorros praticados em todo o mundo, podendo proporcionar o treinamento em aulas práticas, com simulações e profissionais altamente capacitados.

“A EME Doctors é a primeira empresa de Santa Catarina que disponibiliza cursos e pós graduações na área médica de forma exponencial. Temos como propósito impactar a saúde da população”, relata Dr. Deboni.

 


Presse Comunicação

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by