Decoração confortável: a tendência que une aconchego e funcionalidade

Decoração confortável: a tendência que une aconchego e funcionalidade

Setembro 30, 2025 0 Por Redação

 

 

Cores terrosas, materiais naturais e toques tecnológicos transformam ambientes em recurso de bem-estar

A decoração de interiores está tomando um rumo diferente para além de um visual esteticamente bonito. Para 2025, uma das propostas em alta é construir espaços funcionais e com uma pegada cozy. Ou seja, a ideia consiste em utilizar objetos e revestimentos, como porcelanato e texturas naturais, para promover ambientes aconchegantes.

Apesar de já ser um conceito popular, um dos diferenciais está justamente em unir elementos decorativos com o que é confortável, aconchegante e funcional, como os recursos tecnológicos.

O principal motivo dessa tendência está nos benefícios de criar cômodos que promovem acolhimento. Além de bem decorados e esteticamente agradáveis, esses ambientes proporcionam uma sensação imediata de bem-estar ao entrar em casa, já que um espaço harmonioso, iluminado e bem organizado exerce também funções terapêuticas.

De acordo com Evandro Ribeiro, especialista em saúde mental, diversos fatores influenciam para que o ambiente seja uma extensão da boa saúde, como cores, texturas e materiais usados no local.

Dessa forma, a tendência cozy vem justamente como uma ferramenta capaz de fornecer a quem mora naquele ambiente a sensação de conforto e aconchego.

Vale destacar que criar esse tipo de espaço é mais simples do que parece, basta se inspirar na tendência a usar artifícios que façam sentido para cada tipo de personalidade.

Cores e materiais como tendência central

Uma das principais formas de levar aconchego para o local é através das cores. Tons terrosos, como terracota, caramelo, argila e marrom, podem ser aplicados tanto nas paredes quanto em detalhes da decoração e nos móveis.

Esses tons, considerados quentes, são responsáveis pela sensação de tranquilidade, justamente por se assemelhar às cores de materiais naturais, como madeira, cerâmica e fibras, que inclusive podem fazer parte da decoração e dos objetos, como almofadas e tapeçaria.

Decoração com afeto

Uma casa confortável é aquela que transmite personalidade e está repleta de boas memórias, por isso, tanto nas paredes quanto por cima dos móveis, é possível usar fotos, souvenirs de viagens e demais lembranças que sejam importantes para os moradores.

Ter esse tipo de objeto em casa pode despertar bons sentimentos apenas ao olhar para ele, o que, por si só, já proporciona conforto a quem vive naquele espaço.

Materiais e elementos

Para os revestimentos, é aconselhável incluir aqueles que sejam convidativos, como os que trazem a sensação de naturalidade.

As pedras naturais, por exemplo, como granito, mármore e quartzito, são elegantes e muito duráveis. Por serem laváveis, são perfeitas para ambientes como o banheiro e a cozinha.

Já a madeira é um dos revestimentos que mais promovem a sensação de bem-estar e aconchego. Apesar disso, por ser um revestimento de difícil manutenção, é aconselhável não utilizá-lo no chão, apenas em móveis e demais itens decorativos.

Para o piso, nesse caso, é possível substituir a madeira pelo porcelanato. Além de possuir estampas com efeitos naturais, como madeira, pedra e cimento, ele é muito mais prático para o dia a dia, durável e traz a sensação necessária de conforto para o espaço.

 

Conexão com o estilo de vida

Vale destacar ainda que, embora o uso dos materiais naturais seja essencial para a construção desse tipo de decoração, é preciso lembrar-se da funcionalidade e da praticidade exigidas no dia a dia.

Saber incluir itens tecnológicos úteis de forma discreta é uma maneira de transformar os espaços usando a modernidade, sem perder o estilo.

Uma das opções é fazer a instalação de luzes automatizadas. Neste caso, tanto a iluminação do teto quanto as indiretas podem ter essa função, facilitando ligar apenas algumas opções durante os momentos de relaxamento.

Laura Paulino