banner
Ilhota

Denúncia corte de Palmitos no Morro do Baú – Ilhota

A Acaprena encaminhou ao ministério público de Gaspar, um  denúncia de derrubada de grande quantidade palmeira juçara (palmito), ocorrida dentro da área do futuro Parque Municipal Morro do Baú em Ilhota.

A palmeira juçara é uma  espécie ameaçada de extinção. No local foram cortados indivíduos adultos de grande porte e em condições de produzir muitas sementes, o que implica na quebra da cadeia alimentar de várias espécies de aves e mamíferos, além da capacidade de produção de novas árvores.

O palmito é muito cobiçado pelo seu valor econômico. É largamente usado na culinária como componente de pastelões e pastéis vendidos nas lanchonetes da região. Também pode ser  envasado como conserva em vidros. Atualmente a palmeira real que pode ser cultivada em larga escala, substitui o palmito dessa palmeira nativa e importante para o bioma Mata Atlântica.

A denúncia feita por morador da região foi encaminhada para a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Gaspar (MPSC), com área de atuação responsável pela Defesa do Meio Ambiente de Ilhota, na data de 25/09 (cópia abaixo)

 

Acaprena

Topo