banner
Artigos

Desenvolvimento de líderes com foco em resultados

O método Marshall Goldsmith, é o único que possui resultados mensuráveis dentro das organizações e já foi aplicado em 150 das 500 melhores empresas do mundo.

Desenvolvimento de líderes com foco em resultados 1Uma pesquisa realizada pela consultoria Elancers aponta que 56% das pessoas que trabalham com carteira assinada estão insatisfeitas com o emprego, principalmente no que diz respeito aos líderes.“Atualmente, as pessoas não querem mais trabalhar apenas para ter uma boa remuneração, elas querem líderes inspiradores dentro das empresas, elas buscam sentido e satisfação pessoal dentro do trabalho”, afirma a coach especialista em desenvolvimento de lideranças e certificada pela Marshall Goldsmith Stakeholder Centered Coaching, Carolina Valle Schrubbe.

Segundo a especialista, o desenvolvimento dos líderes nas empresas é fundamental. Eles devem atuar com responsabilidade, prezar pelo desenvolvimento dos colaboradores e pela resolução de problemas organizacionais, visando sempre aumentar o desempenho e comprometimento de todos os envolvidos. Mas, como treinar os líderes de forma eficaz para que cheguem a esse resultado? O método tradicional avalia o líder com base nas suas respostas e ao final do treinamento dispõe de uma lista com os pontos negativos e positivos e o que precisa ser melhorado. “Infelizmente, este método não pode ser mensurado pelos colaboradores. Ele é visto e aplicado apenas pelo líder. Os resultados não podem ser visualizados pelos demais”, explica Carolina.

De acordo com a consultoria Korn Ferry Hay Group, de Los Angeles, o comportamento da liderança determina de  50 a 70% da cultura organizacional, e essa cultura determina 35% do desempenho de uma empresa. O que torna o comportamento humano fator isolado de maior impacto nos resultados da empresa.

Um novo método que vem sendo aplicado há pouco tempo no Brasil, criado por Marshall Goldsmith – eleito o melhor pensador e primeiro treinador executivo do mundo – promete maior eficiência e transparência, com formas efetivas de mensuração dos resultados. O método Marshall consiste em treinar não apenas o líder, mas todos dentro da empresa. Carolina explica que 95% dos líderes que aplicam esse processo de desenvolvimento conseguem ter mensuração positiva, pois, os colaboradores medem numericamente o desenvolvimento do líder, por meio de uma avaliação online e anônima dos comportamentos que foram escolhidos para serem trabalhados durante o coaching. “O processo trabalha de fora para dentro, focando diretamente no comportamento”,  ressalta.

Além disso, o líder faz um plano de ação todos os meses, cujo desenvolvimento é acompanhado por toda a equipe.  Carolina aponta que, em um estudo feito com 11 mil líderes em seis empresas multinacionais de quatro continentes, concluiu-se que, dos líderes que passam pelo processo de coaching e envolvem toda a equipe neste processo, através de feedback e follow up constantes, 95% apresentaram crescimento mensurável em competências de liderança.

Juliandro Zanluca, gerente corporativo de operações da Minister, empresa de segurança e serviços,  foi treinado através do método e comenta que por meio do treinamento ele conseguiu atingir as metas e resultados corporativos quue até o momento não havia alcançado. “Toda a equipe foi engajada neste treinamento e decidimos em conjunto as ações a serem trabalhadas. Percebi que a equipe uniu-se, em busca do resultado coletivo da organização e não mais individual. Após o treinamento me senti mais confiante e fortalecido pelos resultados alcançados e motivado para continuar em frente, a disciplina e persistência são fundamentais para que o métodos dê certo. Só tenho a agradecer a oportunidade transformadora que a mim foi dada”, finaliza.

“Além de pensar na retenção de clientes, melhora no atendimento e soluções inovadoras, as empresas devem investir em desenvolvimento humano, proporcionar aos líderes e seus times um processo que gere permanência, engajamento dos colaboradores e resultado. Desta forma, todos saem ganhando”, observa a especialista em desenvolvimento de lideranças, Carolina Valle Schrubbe.


Letiele R. Paycorich
Jornalista
Presse Comunicação Empresarial

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by