banner
Gaspar

Desfile “Tradições do Natal” emociona o público em Gaspar

Desfile “Tradições do Natal” emociona o público em Gaspar 1Alguns dos principais personagens tradicionais do Natal no Vale do Itajaí emocionaram o público do desfile “Tradições do Natal”, na noite de sexta, em Gaspar. A parada trouxe para rua Aristiliano Ramos elfos, lanterneiras, Reis Magos, doceiras de Natal, Banda Noel, São Nicolau e até o Pelzickel (figura folclórica trazida pelos imigrantes alemães) para contar a história da data mais linda do ano.

As calçadas ficaram lotadas por famílias e crianças encantadas com as fantasias e os carros alegóricos. Na avenida, o público acompanhou todo o simbolismo natalino, enquanto aplaudiam a passagem dos personagens que representam a essência da data no Vale do Itajaí.

O Pelznickel, um dos destaques da noite, dividiu a atenção de crianças e adultos com o  “bom velhinho”. Adailton Klann, vice-presidente da Sociedade do Pelznickel, de Guabiruba, conta que entrou na avenida para levar emoção à população de Gaspar. A tradição existe há mais de 150 anos em Guabiruba, mas foi resgatada a partir de 2005, quanto foi transformada em sociedade.

O funcionário público Carlos Roberto Couto Junior, que desfilou como ajudante de São Nicolau pela primeira vez em um desfile de Natal, conta que se emocionou ao ser convidado para participar da programação. “Nunca imaginei participar de um desfile de Natal”, disse. A decoração e programação especial do município conferiram um novo brilho às ruas da cidade.

Programação

Entre os destaques da programação do Natal de Gaspar está a Praça de Natal, um espaço cenográfico criado na Praça Getúlio Vargas e destinado a apresentações culturais, com visitação aberta a moradores e turistas. No local, o público conta com atrações como a Casa do Papai Noel e o Presépio representando São José, Santa Maria, o menino Jesus, os três reis magos, além dos animais (vaca, jumento e ovelha).

Com agenda totalmente gratuita e aberta ao público, o “Natal de Gaspar” é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, e organizado pela Prefeitura Municipal de Gaspar. O Natal de Gaspar tem tradução simultânea em libras para portadores de deficiência auditiva, sob o comando da tradutora Grasiely Brambilla.  O evento tem patrocínio da Vida & Cor, Ceramfix, Círculo, DDX, GuabiFios, Bel Import, Plasnox, Forta e By Gus.

 

Joana Gall
Buriti Jornalistas Associados

Topo