banner
Gaspar

Detalhe Teatro encerra projeto Circulação de Histórias, em Gaspar, com apresentações para cerca de 9 mil crianças

Detalhe Teatro encerra projeto Circulação de Histórias, em Gaspar, com apresentações para cerca de 9 mil crianças 1

Contação Como Nasceu a Alegria, Cia Carona de Teatro
Divulgação

Contação de histórias, cidadania, afeto e arte. De setembro de 2018 a março deste ano, o projeto Circulação de Histórias, do Detalhe Teatro, percorreu 21 escolas de Gaspar, com três contações de história: O Outro Lado da Ponte (06 a 10) e Quem é o Inimigo? (11 a 17 anos), do Detalhe Teatro; e Como Nasceu a Alegria (06 a 10 anos), da Cia Carona, num total de 96 apresentações. Cerca de 9 mil crianças e adolescentes prestigiaram as contações, se emocionaram, riram, trocaram e compartilharam o que viram e ouviram com pais e colegas. “Circular com estas histórias foi uma experiência única para o Detalhe Teatro. Levar a crianças e adolescentes um mundo de possibilidades, de reflexões sobre si, sobre a vida em sociedade e suas ações perante o mundo, nós entendemos como ação de extrema importância e relevância nos dias de hoje”, diz a atriz do O Outro lado da Ponte e integrante do Detalhe Teatro, Zanza França. “Com essas contações convidamos o público a adentrar no mundo da leitura, destacando sempre a importância de ler bons livros e ouvir boas histórias. Para o Detalhe, que estreou suas contações de histórias com esta circulação, foi mágica a recepção das crianças e dos adolescentes. Os adultos (professoras e professores) também se envolveram com as histórias, propondo conversas e atividades em sala sobre a contação ouvida”, complementa Zanza.

A Cia Carona de Teatro, de Blumenau, apresentou a contação Como Nasceu a Alegria e também relata a grata oportunidade de fazer parte da ação. “Como artistas e cidadãos da região do Vale do Itajaí tivemos a possibilidade de ampliar nossas expectativas em relação ao município, principalmente a respeito do seu comprometimento com a cultura e a educação, possibilitando o acesso de educandos, professores e demais colaboradores das escolas a vivenciar de maneira contínua a fruição da arte. Realizamos 32 apresentações da contação de histórias Como Nasceu A Alegria, em 17 escolas, compartilhando essa experiência com aproximadamente 3.700 crianças. Uma vivência de muita troca, afeto e construção de conhecimento, na qual acreditamos ser de grande importância para desenvolvimento e transformação dos sujeitos envolvidos.  Nós da Cia Carona de Teatro parabenizamos a iniciativa e desejamos vida longa ao projeto!”, celebra a atriz de Como Nasceu a Alegria e integrante da Cia Carona, Sabrina Moura.

O projeto Circulação de Histórias, do Detalhe Teatro, é aprovado pelo Edital de Chamamento Público 003/2017 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Gaspar e custeados financeiramente pelo Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) do município.

DETALHE TEATRO
Com 16 anos de existência, o Detalhe Teatro é uma associação de produção artística que surgiu em 2002, em Santa Catarina. Desde 2006 desenvolve projetos culturais junto às secretarias de assistência social em cidades do estado catarinense, trabalhando também com formação para professores, jovens e adultos. Acompanhe a agenda de apresentações e as novidades pelo www.facebook.com/detalheteatro1 ou www.instagram.com/detalheteatro


Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina

Topo