banner
Gaspar

Detalhe Teatro encerra segunda temporada de oficinas do projeto Arte para Infância e Adolescência, em Gaspar

Detalhe Teatro encerra segunda temporada de oficinas do projeto Arte para Infância e Adolescência, em Gaspar 1

Arte para Infância e Adolescência: Instrumento de Transformação e Construção de Cidadania – 2
Foto: Leo Laps

Arte e cidadania. No mês de abril, o grupo Detalhe Teatro encerrou a segunda temporada de oficinas oferecidas através do projeto Arte para Infância e Adolescência: Instrumento de Transformação e Construção de Cidadania – 2, aos CRAS e Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Gaspar. O projeto ofereceu gratuitamente oficinas de artesanato, dança, musicalização, teatro e teatro de bonecos, de agosto de 2018 a abril de 2019, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento individual e social do público infanto-juvenil (de 6 a 16 anos) em situação de vulnerabilidade social, atendido pelo SCFV.

“As oficinas foram ministradas por sete profissionais capacitados tecnicamente, com experiência na área e com trabalhos já desenvolvidos em projetos do Detalhe Teatro. Para a realização do projeto contamos ainda com o trabalho de uma produtora executiva, uma assessora de imprensa e um fotógrafo, que deram visibilidade ao projeto, divulgando as ações e registrando as imagens”, comenta a oficineira Zanza França.

O Arte para Infância e Adolescência: Instrumento de Transformação e Construção de Cidadania – 2 foi aprovado pelo Edital de Chamamento Público 03/2017 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Gaspar, e foi custeado financeiramente pelo Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) do município. O projeto era uma continuação do trabalho do Detalhe Teatro, que já vem sendo realizado na cidade desde 2016.

“Realizamos interações, nominadas como Arte + Família = Fortalecimento de Vínculos nos locais onde as oficinas eram realizadas, possibilitando aos familiares uma experimentação prática das oficinas realizadas com as crianças e adolescentes. Oportunizando a vivência da arte no mesmo âmbito social que seu filho, de forma a fortalecer ainda mais os laços e vínculos”, explica o oficineiro Jean Massanero. Os eventos contaram com a presença dos ministrantes das oficinas de cada local juntamente com os coordenadores responsáveis pela organização destas ações. “A realização destas interações foram momentos muitos intensos, agradáveis, de muita diversão e de troca entre as famílias. Foram dias gratificantes”, acrescenta Massanero.

Durante o projeto, foram realizadas Mostras Finais, onde cada oficineiro com suas turmas apresentaram o que foi trabalhado nas aulas, resultando em bonecos, esquetes/cenas curtas de teatro, músicas cantadas e tocadas, peças de artesanato, máscaras e coreografias. “Acreditamos que o projeto cumpriu muitos dos seus objetivos, auxiliando crianças e adolescentes no seu desenvolvimento individual, social e coletivo, valorizando os seus saberes da infância e adolescência, promovendo autoestima e autoconfiança dos participantes contribuindo com os processos de construção de identidade, caráter, sensibilização para as relações interpessoais, aproximando e fortalecendo os vínculos nas famílias”, conclui o oficineiro, Roberto Morauer.

DETALHE TEATRO
Com 16 anos de existência, o Detalhe Teatro é uma associação de produção artística que surgiu em 2002, em Santa Catarina. Desde 2006 desenvolve projetos culturais junto às secretarias de assistência social em cidades do estado catarinense, trabalhando também com formação para professores, jovens e adultos. Acompanhe a agenda de apresentações e as novidades pelo www.facebook.com/detalheteatro1 ou www.instagram.com/detalheteatro

 


Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina

Topo