banner
Saúde

Dia D da campanha de vacinação contra a gripe acontece neste sábado

Objetivo é intensificar a imunização contra o vírus influenza.

Dia D da campanha de vacinação contra a gripe acontece neste sábado 1Anualmente o Ministério da Saúde promove a Campanha Nacional de vacinação contra a gripe. O objetivo é mobilizar a população para evitar a transmissão da doença, reduzindo possíveis transtornos causados pelo vírus. A vacinação é a intervenção mais segura e eficaz de impedir o surgimento da doença, que em casos mais graves pode levar à morte.

Neste ano, a campanha teve início no dia 10 de abril, e segue até 31 de maio com a meta de vacinar 58,6 milhões de pessoas até o fim do prazo. Durante o período é realizado o Dia D de vacinação contra a gripe, quando a mobilização é intensificada em todo o país, com o objetivo de atingir o maior número possível de pessoas.

Em Blumenau, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (SEMUS) confirmou a primeira morte por gripe A, ocasionada pelo vírus influenza H1N1 neste ano. Até o momento, a cidade já notificou 22 casos suspeitos de influenza, sendo que 18 foram descartados. Dois exames ainda aguardam resultado e o outro caso confirmado de H1N1 foi registrado em fevereiro deste ano.

Para combater a gripe, o Dia D deste ano acontece neste sábado, 4 de maio. Nesta data, os ambulatórios municipais que possuem salas de vacinas estarão atuando com horário especiais, fornecendo gratuitamente a vacina trivalente, que estimula a imunização contra três subtipos de vírus da gripe – A (H1N1 e H3N2) e 1 tipo de B.

Já o Hospital Dia do Pulmão, que disponibiliza a vacina quadrivalente – possui 4 subtipos de vírus da gripe – A (H1N1, H3N2) e 2 tipos de B, atenderá na vacinação, das 8h às 15h.

O médico pneumologista e diretor técnico da unidade, Dr. Mauro Sérgio Kreibich, ressalta que devem receber a vacina todos os indivíduos a partir dos 6 meses de idade, mas principalmente aqueles que fazem parte dos públicos-alvo da campanha. São eles:

Trabalhadores da área de saúde;

Povos indígenas;

Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);

Pessoas com mais de 60 anos;

Professores da rede pública e privada;

Pessoas com doenças crônicas;

População privada de liberdade;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;

Funcionários do sistema prisional;

Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

Além destes grupos, a mobilização continua priorizando gestantes e crianças de 6 meses até menores de 6 anos. A escolha do público-alvo é feita a partir da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, ainda é importante que aqueles que não fazem parte dos grupos prioritários também recebam a dose.

No Dia D da campanha, interessados em receber a vacina quadrivalente podem se dirigir até o Hospital Dia do Pulmão das 8h às 15h. Para informações sobre valores é necessário entrar em contato através do telefone (47) 3037-7099.

Sobre o Hospital

O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos. Outro diferencial é a sala de vacina, reconhecida e acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pela excelência dos profissionais, de suas instalações, de sua organização administrativa e funcional e obediência à legislação.


Bruna G. Ziekuhr – Presse

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by