banner
Mundo

Dia Internacional da Cerveja (Hoje, 3/8)

Dia da Cerveja: Mestre-cervejeira dá dicas de harmonização para cada ocasião

Laura Aguiar

Diante da enorme variedade de rótulos, estilos e ingredientes que atendem a todos os gostos e momentos, cada vez mais o consumidor tem o poder para escolher aquela que agrada mais o seu paladar.

“Quando se fala em harmonização, nos vem à cabeça aquela combinação entre bebida e comida. Mas não precisa ser apenas isso. Uma cerveja pode ser o par perfeito para uma música. Um lugar. Uma companhia. Uma harmonização muito comum – que às vezes fazemos sem perceber – diz respeito à ocasião”, conta a mestre-cervejeira da Cervejaria Ambev, Laura Aguiar.

Escolha sua cerveja e combine com o que você quiser.

Encontro romântico

Claro que depende do casal e da circunstância do encontro, mas vamos imaginar uma situação clássica: luz baixa, música suave, talvez um jantar em um restaurante charmoso. O mínimo que você pode esperar é um a taça bonita de cristal – com uma bebida que mereça estar dentro dela. Uma cerveja, por que não? A pedida aqui é uma bière brut, estilo feito à imagem e semelhança do champanhe. Refermentada na garrafa e maturada em adega, ela possui sabor delicado e até a perlage – bolhinhas finas – característica dos melhores vinhos espumantes. Uma sugestão: a Wäls Brut, produzida aqui no Brasil.

Piquenique

Mais do que a comida em si, o que importa no piquenique é a celebração da vida ao ar livre: sol, vento, o contato direto com os elementos. É o momento de tirar os sapatos e de deitar na grama. Leve, fresca e clara, a witbier é uma cerveja tão solar quanto um bom piquenique. Seu aroma suave – de frutas cítricas e especiarias – casam-se lindamente com uma tarde luminosa. Abra uma Hoegaarden e não deixe as formigas chegarem perto dela!

Feijoada

A feijoada, ainda mais quando acompanhada de um samba das antigas, representa tudo o que o Brasil tem de melhor: calor, alegria, generosidade. Uma boa pedida é uma American Lager bem gelada – Original, Skol, Brahma. Cervejas leve e refrescantes harmonizam bem com momentos igualmente leves.

Churrasco

Desta vez, vamos focar na combinação de sabores. Que sabores? De cerveja e de picanha, é claro! O gosto intenso da carne, suculenta e com gordura na medida certa, vai bem com as American Lagers como a Antarctica e a Original que ajudam a refrescar em dias de calor e no churrasco também. Mas os alimentos do churrasco também harmonizam com bebidas um pouco mais potentes que a loira gelada habitual. Dois rótulos da Bohemia – Aura Lager e 838 Pale Ale – se encaixam nesse perfil. Ambos têm a presença marcante de maltes caramelados e lúpulos que acrescentam o amargor necessário para equilibrar a untuosidade da picanha.

Hambúrguer

Das muitas coisas fantásticas a respeito da cerveja está o fator cultural de harmonização. A forma de combinar o local e a comida típica do lugar é uma das combinações mais surpreendentes da bebida. É a lógica da cerveja local: você chega em um país e procura seguir os hábitos dos nativos. Hambúrguer é uma comida que define com perfeição o estilo de vida americano. Então, por que não escolher uma cerveja americana para acompanhar? Vá de Goose Island (tanto a IPA quanto a Honkers Ale caem muito bem) ou, para ser ainda mais clássico, de Budweiser.

Ocasião formal

Pedido de casamento, primeiro encontro com os sogros, fechamento de um negócio importante… Situações assim carregam um peso que precisa de uma intervenção drástica para ser aliviado. Nada como quebrar o gelo com uma cerveja à altura da ocasião. A Bohemia Reserva, uma barley wine densa e encorpada, já impressiona com seu estojo de madeira e a garrafa numerada. Depois de alguns goles, você terá a certeza de que tudo vai dar certo.

Rever velhos amigos

Cerveja é sinônimo de celebração. Reencontrar gente querida é um dos maiores prazeres da vida. E a cerveja, outro grande prazer, sempre marca presença nesses momentos. Escolha aquela Pilsen ou American Lager boa e gelada, que tem drinkability alto e permite estender o papo até relembrar as histórias mais engraçadas do fundo do baú.


Aryani Andrade

COMPARTILHE
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − dez =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Topo