banner
Blumenau

Dia Internacional da Cerveja: quatro experiências para ter em Blumenau (SC) e conhecer mais sobre a bebida

Fazer um curso rápido de degustação, ver de perto o funcionamento de uma fábrica, visitar um museu que conta a história da primeira marca da região e degustar diferentes rótulos harmonizados são algumas das vivências que a cidade proporciona

Dia Internacional da Cerveja: quatro experiências para ter em Blumenau (SC) e conhecer mais sobre a bebida 1

Pratos típicos e petiscos podem ser harmonizados com diferentes chopes na Bier Vila
Crédito: Leo Laps

Nesta sexta-feira (2) comemora-se o Dia Internacional da Cerveja. Considerada uma das bebidas preferidas do brasileiro, ela está presente nas mais diversas ocasiões. Seja num churrasco entre amigos, no happy hour, no almoço de família ou ainda nas celebrações formais. Em Blumenau (SC), além de degustar um bom rótulo, é possível conhecer mais sobre ele. Isso porque a cidade reserva vivências únicas para quem quer fazer uma imersão neste universo.

Para marcar o Dia Internacional da Cerveja, confira quatro experiências que a cidade proporciona:

Conhecer a história da bebida: para aprender um pouco mais sobre o seu surgimento e importância para a região, a dica é conhecer o Museu da Cerveja. O local mostra como a bebida se desenvolveu em Santa Catarina e traz peças da Feldmann, uma das primeiras fábricas do segmento no estado. Elas retratam como era o processo de produção da cerveja na década de 1890 a 1920.  O museu está localizado na rua XV de Novembro, 160. A visitação é gratuita e pode ser feita durante de segunda a sexta, das 10h às 17h e, aos finais de semana e feriados, das 10h às 16h.

Aprender a degustar uma cerveja: Blumenau é a sede da única instituição de ensino superior voltado à bebida da América Latina. E uma das experiências que a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) oferece é uma visita guiada por toda a sua estrutura – são mais de 12 laboratórios, biblioteca e brewpub –, seguida de um curso sobre degustação de cervejas. A atividade é aberta para todo o público (turmas de no mínimo cinco pessoas), de segunda a sábado, às 10h30min. O agendamento pode ser feito pelo telefone (47) 3380-5200. A ESCM fica na Rua Elsbeth Feddersern, 72, no Salto do Norte. Mais informações através do site www.cervejaemalte.com.br.

Ver como é feita a cerveja: são inúmeros os processos para se produzir um rótulo de qualidade. Mas é possível conhecer cada um deles de perto. A Cerveja Blumenau, por exemplo, abre as portas da sua fábrica (rua Arno Delling, 388, bairro Itoupavazinha) para visitações em horários pré-determinados: de segunda a sábado, mediante agendamento. Para marcar, basta enviar um e-mail [email protected] ou ligar para (47) 3339-4451. Já na Cervejaria Alles Blau (rua Dr. Pedro Zimmermann, 5180, bairro Itoupava Central), além de entender as etapas de fabricação, o tour conta com uma degustação de três rótulos no final. O visitante ainda ganha uma taça personalizada da marca. O agendamento deve ser feito pelos telefones (47) 3308-4444 e (47) 9 9254-7281, ou ainda por e-mail [email protected]

Degustar diversos rótulos e harmonizar com iguarias típicas: para finalizar a celebração do Dia Internacional da Cerveja nada melhor do que brindar com bebidas de qualidade. A Bier Vila, localizada no Empório Vila Germânica, traz todos os dias 40 chopes engatados, de diferentes estilos. Para a experiência ficar completa, é possível combiná-los com petiscos e pratos típicos da gastronomia alemã. Além das sugestões de harmonizações que já constam no menu, a casa ainda possui profissionais especializados que podem ajudar a encontrar a opção ideal. Ao todo, quatro sommeliers atuam no local, oferecendo um atendimento qualificado para disseminação da cultura cervejeira na região.


Carol Sperb

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by