banner
Santa Catarina

Dia Mundial do Meio Ambiente | Cooper promove Dia Sem Sacola nesta quarta-feira (5/6)

Dia Mundial do Meio Ambiente | Cooper promove Dia Sem Sacola nesta quarta-feira (5/6) 1Estima-se que 1,5 milhão de sacolinhas plásticas são distribuídas no Brasil por hora, sendo que o plástico é um dos maiores poluidores da atualidade, já que hoje grande parte das embalagens possuem algum resquício seu na composição. Para conscientizar cooperados e clientes sobre o uso exagerado do plástico, a Cooper promove o Dia Sem Sacola nesta quarta-feira (5/6), data que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Essa campanha vem ao encontro de todo o trabalho realizado pela cooperativa através de programas ambientais, como a Campanha Bairro Limpo, que só em 2018 trocou 44 toneladas de materiais recicláveis por vale-compras, além de coletar e dar destinação correta a 44,6 mil litros de óleo de cozinha. Em algumas filiais também já existe a Estação de Reciclagem e a disponibilidade de caixas de papelão para serem usadas com as compras. A cooperativa também atua junto à comunidade escolar com o Programa Cooper Sustentável, em que realiza palestras nas escolas ou leva crianças e adolescentes para as filiais, onde podem aprender sobre consumo consciente e reciclagem.

Além disso, na Cooper, a produtividade está aliada à sustentabilidade. Por isso, algumas atitudes foram implantadas nas lojas novas e nas que já passaram por reforma, e devem ser incorporadas também nas próximas revitalizações. Alguns exemplos são o sistema de coleta e reuso da água da chuva, maior aproveitamento da luz natural, lâmpadas de LED, gerador próprio, expositores refrigerados verticais fechados para reduzir o consumo de energia e equipamentos de refrigeração que utilizam gases menos nocivos ao meio ambiente. “Com essas iniciativas, queremos que todos entendam a importância desse olhar mais atencioso sobre os nossos hábitos”, afirma a gerente de Marketing da Cooper, Regina Eberle.

O plástico em números:

– leva, em média, 400 anos para se decompor
– 90% das embalagens plásticas viram lixo após seis meses
– 40 quilos de plástico são descartados por cada família brasileira por ano
– produzimos e consumimos 20 vezes mais plástico do que há 50 anos
– até 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos

 

 

Cooper

 


Oficina das Palavras

Topo