banner
Apiúna

Dificuldade de adaptação aos horários alternativos de trabalho é um dos desafios para o turismo no Vale Europeu

Quem aponta para o fato é o presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, Valmir Zanetti. De acordo com ele, a abertura de pontos comerciais e gastronômicos aos feriados e fins de semana, por exemplo, é fundamental

De acordo com o presidente do Convention, a abertura das lojas e pontos comerciais é preponderante para o fomento do turismo Clique para ver em alta resolução | Imagem: Daniel Zimmermann

De acordo com o presidente do Convention, a abertura das lojas e pontos comerciais é preponderante para o fomento do turismo
Clique para ver em alta resolução | Imagem: Daniel Zimmermann

Analise quando foi a última vez que você visitou alguma nova cidade ou tirou o dia para passear. Certamente sua memória chegará a um fim de semana ou feriado. Essa é uma das reflexões que o presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, Valmir Zanetti, propõe para as entidades ligadas ao comércio na região.

De acordo com ele, a colonização voltada para a indústria que a maioria das cidades catarinenses vivenciou é um dos motivadores para que essas entidades fomentem o fechamento das lojas e pontos gastronômicos aos fins de semana e feriados. O que vai contra a lógica do turismo.

“Enquanto a indústria tradicional trabalha de segunda a sexta-feira, os negócios ligados ao turismo operam na lógica inversa: é quando os demais setores estão de folga que as pessoas têm a oportunidade de conhecer outros locais”, explica Valmir. Para isso, é necessário que tenham opções gastronômicas, de lazer e compras nestas ocasiões.

O executivo lembra que muito ainda deve ser feito para atrair os turistas para a região, mesmo fora de épocas de cidade cheia, como outubro. Porém, para que o turista saia satisfeito e divulgue o destino para os seus conhecidos, ele precisa ser bem atendido.

“Tivemos um janeiro atípico, com uma lotação nos hotéis acima da média. Nosso réveillon também está crescendo e atraindo cada vez mais turistas. Mas precisamos que o nosso comércio visualize isso não só como uma oportunidade de receita, mas também como uma contribuição para a imagem da cidade”, diz.

Feriadões de 2015

De maio em diante, são seis feriados nacionais. Cinco deles caem em sextas ou segundas-feiras. Mais folga para a população, que busca alternativas para sair da sua casa e conhecer novos lugares.

De acordo com Valmir, novamente se ampliam as possibilidades de reforçar o Vale Europeu como o polo turístico com atrações que funcionam todos os dias. “Também é mais uma oportunidade de faturamento para os lojistas que mantiverem suas portas abertas para atender ao turista e ao blumenauense que, muitas vezes, acaba recebendo em casa pessoas que estão aqui para conhecer a cidade”, finaliza.

Sobre o Convention

Fundado em 1º de fevereiro de 1991, o Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau é um escritório de negócios ligados ao turismo. Com cerca de 90 associados, o objetivo é da entidade é captar eventos, aprimorar o atendimento do turista que nos visita e defender os interesses da categoria.

São 14 municípios atendidos: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó.

Marina Melz
Melz Assessoria de Imprensa

Topo