Documentário Itajara será lançado no Dia da Biodiversidade na Urban TV Brasil

Documentário Itajara será lançado no Dia da Biodiversidade na Urban TV Brasil

20 de maio de 2020 Off Por Redação

Filme será lançado na programação do canal UrbanTV em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade

No Dia Internacional da Biodiversidade, o Projeto Meros do Brasil e a UrbanTV presenteiam você com o lançamento do documentário curta-metragem Itajara. O filme será exibido na programação do canal de TV por assinatura, Urban TV, às 20 horas no dia 22 de maio, na faixa do programa Urban Docs e simultaneamente pelo site da emissora.

Paulo Cordeiro, Diretor de Jornalismo, Conteúdo e Novos Projetos da UrbanTV, enxerga o lançamento do documentário pelo canal como uma oportunidade de mostrar “a busca pela pluralidade de conteúdos que possibilita à emissora atingir diversos públicos com materiais de qualidade editorial e apelo visual”. Em sua opinião, “o público irá se encantar com documentário Itajara”.
Mostrando os meros, suas características, hábitos, fragilidades, e a importância do equilíbrio dos ambientes para essa e outras espécies, o curta-metragem mistura realidade com ficção e tem como narrador o próprio mero que interage com os espectadores convidando-os a conhecer o seu universo.

Em um “mergulho ao fundo do mar” o público tem a sensação de estar imerso nas águas brasileiras acompanhando a movimentação e a evolução da vida marinha. Em um ritmo contemplativo a câmera vai explorando diversos mares e ambientes costeiros como os manguezais. São muitas as espécies que aparecem no vídeo. Assim como os meros, algumas delas estão ameaçadas de extinção e outras são encontradas somente no Brasil. Com sorte, o documentário ainda registrou alguns comportamentos raros de uma ou outra espécie, que são difíceis de se observar durante o tempo de um mergulho.

“O objetivo com este documentário é aproximar às pessoas à vida marinha. Essa realidade ainda é muito desconhecida pelo ser humano, e para se ter empatia é preciso conhecer, estar perto” declara Maíra Borgonha, coordenadora geral do Projeto Meros do Brasil e uma das diretoras do documentário.

A UrbanTV faz parte da grade de canais da operadora OleTV para todo o Brasil, transmitindo atualmente para mais de 250 cidades, por meio do canal 11. São 18 programas na grade do canal, muitos com produção própria, que estão disponíveis também no site da emissora. Algumas transmissões também acontecem simultaneamente por meio de plataformas como YouTube, Facebook ou Twitter. Um aplicativo para o canal segue em desenvolvimento.


IMAGENS: INTITUTO MEROS DO BRASIL / DIVULGAÇÃO
PAULO LUIS CORDEIRO
URBAN TV BRASIL COMUNICAÇÃO LTDA.
DIRETOR DE CONTEÚDO E JORNALISMO
JORNALISTA – DRT/SC 03938 JP