
É do Brasil! Startup brasileira criou o 1º teste psicológico com acessibilidade universal do mundo!
Outubro 16, 2025
De acordo com os números do IBGE (2022), Cerca de 76% das empresas brasileiras usam testes psicológicos em seus processos seletivos, enquanto mais de 9 milhões de pessoas com deficiência aptas ao trabalho no país, encontram barreiras nas candidaturas às vagas disponíveis no país. Foi a partir daí que três empreendedores decidiram mudar esse cenário.
Assim, nasceu a diverSCInnova, startup que visa mensurar a inteligência humana de modo acessível para além dos limites tradicionais. A empresa une neurociência, inteligência artificial e design gamificado para revelar o vasto espectro do potencial cognitivo de cada indivíduo, otimizando processos de inclusão produtiva.
Fundada por Emmanuelle Fernandes, que é psicóloga e pesquisadora em cognição humana, a startup ganhou força com a entrada dos sócios Diogo Santos (CTO) e Felipe Gruetzmacher (CCO). A pesquisa de Emmanuelle originou o AIA, o 1º Assessment de Inteligência Acessível, um software que promove avaliações cognitivas equitativas e análises avançadas de pessoas (people analytics).
Desenvolvido para empresas, equipes de RH e instituições de ensino, o AIA mapeia as habilidades cognitivas de perfis diversos — incluindo pessoas neurodivergentes e com deficiência — transformando dados em insights acionáveis para recrutamento inclusivo, desenvolvimento de colaboradores e otimização de talentos no ambiente de trabalho.




















