Edilidade timboense realiza 16ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal

Edilidade timboense realiza 16ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal

16 de junho de 2020 Off Por Redação

Os vereadores de Timbó reuniram-se ordinariamente nesta terça, 16, para realizarem a 16ª Sessão Ordinária, da Quarta Sessão Legislativa, da Décima Oitava Legislatura da Câmara Municipal de Timbó. Os encontros dos edis timboenses ainda estão sendo realizados remotamente, por videoconferência, até a data de 5 de Julho.

Após a aprovação da ata da Sessão anterior e a leitura das correspondências recebidas e matérias protocolizadas na Casa Legislativa, no decorrer da última semana, os vereadores inscritos para pronunciamentos pessoais fizeram uso do espaço regimental para suas considerações.

Inicialmente, o Vereador John Adriano Schwartz agradeceu ao Executivo por ação solicitada de alargamento na Tifa Bom Jesus, melhorando o acesso local. Também estendeu agradecimentos ao Deputado Darci de Mattos por emenda direcionada ao Hospital Oase. Aproveitou para falar sobre os Pedidos de Providência de sua autoria: nº 0152/2020 solicitando  serviços para melhoramentos na Tifa Krieser, TBO 456, Mulde Central; nº 0153/2020 para serviços de macadamização, patrolamento e implantação de tubulação na Tifa Koenig, localidade da Mulde e, ainda, n° 0154/2020, sobre o rebaixamento das bocas de lobo e instalação de tubos de travessia na Rua Gentil Agostini, no Bairro São Roque, protocolados na última semana. Também discorreu a respeito da Indicação 0143/2020, de sua autoria sobre estudo de viabilidade para municipalizar o cemitério Luterano, da localidade de São Roque e a de nº 0144/2020, para realização de obras na Tifa Krüger, Mulde Alta.

Em seguida o vereador Haroldo Fiebes trouxe mais esclarecimentos a respeito da Indicação de sua autoria, nº 151/2020, para viabilizar redutor de velocidade na rua Marechal Floriano. Lamentou os ocorridos do último final de semana quando manifestantes atentaram contra o Supremo Tribunal Federal. Relembrou a questão das chuvas da semana passada, quando a precipitação muito volumosa trouxe problemas em alguns locais, pontuou a questão na Rua Turquia, que acabou tendo acúmulo de lama escorrida no local. E finalizou reiterando sua insatisfação a respeito da forma de cobrança da taxa de lixo aplicada no município, em especial, em áreas de terrenos que ainda estão sendo edificadas, já estarem sendo cobradas e, com valor exorbitante.

Fazendo uso do seu tempo, o vereador Rubens Borchardt iniciou abordando sobre suas Indicações de números 142/2020, sobre incluir a Rua Bauru no programa de pavimentações e nas imediações, na saída da mesma via, o vereador realizou Pedido de Providências para instalação de redutor de velocidade no acesso da rua à Rodovia SC 477. Também deu destaque sobre sua Indicação nº 0146/2020, sobre a tubulação pluvial e esgoto da Rua Rodeio, Bairro Quintino e sobre o seu Pedido de Providências N° 0150/2020para que sejam feitos reparos no passeio público e desobstrução de boca de lobo na rua Blumenau, no Bairro dos Estados.

O último inscrito nos pronunciamentos do dia foi o vereador Carlos Adriano Krüger que apresentou uma série de imagens, iniciando por vídeo e fotos da instalação de containers na sede do Grupo Escoteiro Alexandre Roepke, viabilizados junto a projeto apresentado ao Poder Executivo, para benfeitorias da estrutura. Em seguida, apontou o descaso quanto a uma roçada realizada pela equipe de obras da Prefeitura, na Rua Pomeranos, a qual deixou os restos de folhas e galhos no passeio. A Rua Turquia também teve destaque pelo vereador demonstrando fotos sobre parte de desbarrancamento, onde deverá ser feito um muro no local, mas ele lembrou que vem denunciando sobre o local há muito tempo e que isso se tronará costumeiro enquanto o Executivo não agilizar a finalização da obra de contenção no local. Finalmente, o vereador demonstrou imagens sobre as tendas instaladas nas Unidades de Saúde, com objetivo de atender usuários com sintomas gripais, neste período de pandemia de coronavírus, enfatizando que as referidas ferramentas são um desrespeito, à comunidade timboense que deverá ser atendida e aos profissionais de saúde que precisarão ali estar, pois a tenda está colocada apenas sobre o chão, na grama, não dando condições sanitárias ou de conforto para atendimento do usuário e para o trabalho dos servidores da saúde.

MATÉRIAS APRESENTADAS/PROTOCOLIZADAS

Ofício da Secretaria Municipal da fazenda e Administração 12/2020 – de autoria da secretária Maria Angélica Faggiani – documentação contendo as portarias da SEMFA emitidas entre abril e maio de 2020, de números entre E1456 até E1513

Resposta ao Pedido de Informação Parlamentar nº 046/2020

Resposta Pedido de Informação Parlamentar nº 045/2020

Resposta Pedido de Informação Parlamentar nº 047/2020

Resposta Pedido de Informação Parlamentar – nº 044/2020

Ofício Circular TCE/SC/GAP/PRES/8/2020 – Orientando os Chefes dos Poderes Executivo e Legislativo Catarinense para que sejam firmados convênios com as escolas, com o objetivo de instituir programa para absorver estagiários ou menores aprendizes, derivados da rede pública de ensino

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 006/2020 – de autoria dos Vereadores Guilherme Voigt Junior e Adilson Mesch – Altera a Lei nº 539, de 3 de agosto de 1971 e denomina “Alaíde Cristofolini” a praça instalada no imóvel localizado na confluência das ruas Fritz Lorenz e Quintino Bocaiúva.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 0028/2020 – de autoria do Poder Executivo – Autoriza a anulação e suplementação de valores em dotações orçamentárias no Orçamento-Programa 2020, da Administração Direta e Indireta.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 0029/2020 – de autoria do Poder Executivo – Autoriza a anulação e suplementação de valores em dotações orçamentárias no Orçamento-Programa 2020, da Administração Direta e Indireta.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0070/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger – A respeito do imóvel onde se localiza a estrutura de captação de água do SAMAE

INDICAÇÃO nº 0142/2020 – de autoria do Vereador Rubens Borchardt – Pavimentação da Rua Bauru, Bairro Dona Clara.

INDICAÇÃO nº 0143/2020 – de autoria do Vereador John Adriano Schwartz – Solicitação para  municipalizar o cemitério Luterano, da localidade de São Roque.

INDICAÇÃO nº 0144/2020 – de autoria do Vereador John Adriano Schwartz – Solicitação para realização de obras na Tifa Krüger, Mulde Alta.

INDICAÇÃO nº 0145/2020 – de autoria do Vereador Guilherme Voigt Junior – para que seja disponibilizado algum tipo de auxílio financeiros a artistas locais.

INDICAÇÃO nº 0146/2020 – de autoria do Vereador Rubens Borchardt – Alteração do leito da tubulação pluvial e esgoto da Rua Rodeio, Bairro Quintino.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0150/2020 – de autoria do Vereador Rubens Borchardt – Reparos no passeio público e desobstrução de boca de lobo na rua Blumenau, Bairro dos Estados.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0151/2020 – de autoria do Vereador Haroldo Fiebes – Redutores de velocidade na Rua Marechal Floriano Peixoto.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0152/2020 – de autoria do Vereador John Adriano Schwartz – Solicitação de serviços para melhoramentos na Tifa Krieser, TBO 456, Mulde Central.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0153/2020 – de autoria do Vereador John Adriano Schwartz – Serviços de macadamização, patrolamento e implantação de tubulação na Tifa Koenig, localidade da Mulde:

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0154/2020 – de autoria do Vereador John Adriano Schwartz – Providenciar o rebaixamento das bocas de lobo e instalação de tubos de travessia na Rua Gentil Agostini, no Bairro São Roque.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0155/2020 – de autoria do Vereador Rubens Borchardt – Solicitação de limpeza das calçadas existentes na Rua Araponguinhas, no trecho do anel viário, e/ou, notifique os proprietários para que o faça.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0156/2020 – de autoria do Vereador Rubens Borchardt Instalação de um redutor de velocidade na Rodovia SC 477, (Rodovia Timbó-Benedito), na confluência com a Rua Bauru, Bairro Dona Clara.

ORDEM DO DIA

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0070/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger – A respeito do imóvel onde se localiza a estrutura de captação de água do SAMAE

 


Paula Leitão
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Timbó