Educação para o futuro – por Juliano Bona (A primeira escola)

Educação para o futuro – por Juliano Bona (A primeira escola)

Junho 29, 2022 Não Por Redação

 

 

 

A primeira escola

               A primeira escola, o primeiro professor, a primeira turma de alunos, a primeira refeição oferecida, a primeira lição escrita no quadro negro, as primeiras brincadeiras, os primeiros desejos vinculados à ideia de progresso, sonhos. A primeira escola da cidade de Timbó está localizada na rua Pomeranos, número 140, o edifício foi construído e estruturado para receber os alunos no início do século XX, por volta de 1903, na época da chegada de Fritz Neuehaus, primeiro professor da localidade.

               Difícil imaginar as condições de trabalho, a cultura, o formato pedagógico das primeiras aulas em nossa cidade. Estávamos em um momento de colonização, expansão cultural, onde os conhecimentos e hábitos eurocêntricos se sedimentavam em nossa região. Pensar no contexto, imaginar as interações diárias, a vida das pessoas e dos alunos que frequentavam nossa primeira escola, é praticamente impossível, no que se refere à descrição das atividades realizadas. Todavia, e este é o ponto, podemos pensar no jogo das sensações, da percepção que a comunidade tinha de serem vanguarda, os primeiros a construírem algum movimento educacional em nossa cidade. Pensemos de forma menor, nas nossas experiências particulares, quando temos a sensação de que estamos fazendo algo novo, efetuando de forma primeira uma ideia, um projeto, uma nova organização de vida. O medo nessas situações parece nos invadir. Isto em nível de subjetividade, em nossas vidas individuais e particulares. Agora, e neste ponto podemos apenas conjecturar, a pressão, o medo, a responsabilidade, a expectativa de ser o primeiro professor, organizar e dar funcionalidade a uma escola, uma instituição de tamanha importância para o desenvolvimento de uma sociedade.

               Podemos, a princípio, inferir que a coragem deve ter sido o sentimento predominante, alunos, professor, comunidade, empreendendo e construindo uma espécie de sinergia da coragem, da ousadia de serem os primeiros a projetarem as ações educacionais futuras de nossa cidade. Essa semana teremos a entrega das obras de restauração de nossa primeira escola, teremos a oportunidade de reviver, contemplar a beleza arquitetônica do local, mas, além disso, sentir, fechar os olhos, em um movimento quase metafísico, revisitar o passado que está em nós. E o mais importante, celebrar a coragem, a aventura intensa de ter a consciência prática de ser o primeiro. Parabéns, professor, e obrigado por ter sido o primeiro. Sua coragem nos habita, ainda nos dias de hoje.

A primeira escola de Timbó – Foto Portal Timbó Net (29/06/2022)


Juliano Bona – Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali (2020). Professor de matemática, atua na equipe gestora na Rede Pública Municipal de Timbó/SC – Semed. Tem experiência no Ensino Superior nas seguintes áreas: Educação, Educação Matemática, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria e Álgebra Linear. Desenvolve pesquisa na área da Educação, Gestão Educacional, Educação Matemática, Processo de Internacionalização do Currículo (IoC), Estudos Interculturais, Intermatemática e Filosofia da Diferença.