Ensino inclusivo para crianças autistas é tema de curso para professores da Rede Pública Estadual, em Joinville

Ensino inclusivo para crianças autistas é tema de curso para professores da Rede Pública Estadual, em Joinville

Abril 9, 2024 Não Por Redação

 

 

Formação é realizada pelo Instituto TEA, clínica interdisciplinar especializada no atendimento ao público atípico

 

Até o dia 22 de abril, professores da rede pública estadual de ensino de Santa Catarina que atuam na educação básica, em turmas regulares ou salas de educação especial, podem se inscrever no curso “Conectando Saberes: formação continuada para o ensino inclusivo de estudantes com o Transtorno do Espectro Autista e demais alterações do Neurodesenvolvimento”.

Realizado pelo Instituto TEA, clínica interdisciplinar de Joinville que realiza atendimentos para o público com desenvolvimento atípico, o curso é direcionado aos professores que desejam ampliar seus conhecimentos e suas práticas acerca de perspectivas para formação de um estudante com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais alterações do neurodesenvolvimento, baseados na Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

As inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla, a partir do link enviado ao e-mail de cada professor pela Coordenadoria Regional de Educação de Joinville. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail do Instituto TEA, conectandosaberes@gmail.com.

“A integração entre a família, os tratamentos e a escola, é fundamental para o desenvolvimento das habilidades das crianças autistas. E para tornar a escola um ambiente mais inclusivo, com professores mais preparados para receber e estimular essas crianças, vamos realizar esse curso de formação que traz mais informações e conhecimento para os profissionais que estão diariamente convivendo e estimulando esses estudantes”, afirma o fisioterapeuta Oscar Neme, diretor do Instituto TEA.

Entre os resultados propostos pelo curso estão a ampliação da observação para aspectos comportamentais e utilização de manejos e processos ofertados para os estudantes; reconhecimento das características, necessidades e potenciais de aprendizagem dos estudantes atípicos e com alterações do desenvolvimento; planejamento, implementação e avaliação de estratégias pedagógicas baseadas na ciência ABA visando o desenvolvimento no processo de aprendizagem; reflexão sobre as práticas dos docentes e sobre o seu papel como agente de transformação social.

Programação

O curso de formação “Conectando Saberes” acontecerá no formato on line, em duas datas diferentes, sendo que cada turma terá dois módulos. Os encontros virtuais da primeira turma serão nos dias 11 e 25 de maio; e da segunda turma, nos dias 1o e 15 de junho.

A formação terá carga horária total de dez horas. As aulas acontecerão das 9h às 12h, e serão transmitidas ao vivo pela plataforma Zoom Meeting. Ao final de cada capacitação, os participantes receberão certificação de acordo com a sua nota de aproveitamento.

“O curso será composto por conteúdo teórico versando sobre aspectos práticos, qualitativos e quantitativos, contando desde a avaliação clínica na psicopedagogia e suas intervenções até a aplicabilidade da ciência ABA”, explica Rosana Suetsugu, supervisora de Psicopedagogia do Instituto TEA e uma das coordenadoras e professoras do projeto “Conectando Saberes”.

O conteúdo do primeiro módulo traz os temas introdução à ciência ABA (o que é comportamento, o que é a ciência ABA e conceitos básicos), estratégias de ensino (ensino por tentativas discretas e ensino naturalístico) e adequação, suplementação de demandas acadêmicas e suporte especializado.

Além da psicopedagoga Rosana Suetsugu, estarão à frente da capacitação a neuropsicóloga Julia Davanço Fernandes, e a terapeuta ocupacional Thaura Eiras, respectivamente coordenadora geral e coordenadora clínica do Instituto TEA.

E Rosana destaca: “A escola é um lugar privilegiado de interação de políticas, de culturas e de práticas, fortalecendo desta maneira os momentos de articulação entre teoria e prática, garantindo uma Educação Básica pública de qualidade”.

O Instituto TEA

O Instituto TEA foi idealizado pelos fisioterapeutas Oscar Neme e Thiago Navarro, e nasceu do amor desses profissionais pelo tratamento e inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com atrasos de desenvolvimento.

A clínica possui três unidades na capital São Paulo e, há um ano, ampliou suas operações com a primeira unidade na região Sul, em Joinville, totalizando instalações com mais de 3.000 m2 de espaço físico.

Atualmente, o Instituto TEA conta com a atuação de mais de 600 profissionais e atende a mais de 1000 crianças em suas unidades, sendo cerca de 100, em Joinville.

Mais informações sobre o Instituto TEA estão no site www.institutotea.com.br  e no Instagram @institutoteaoficial. Em Joinville, os atendimentos podem ser agendados pelo telefone (47) 98891-3586 ou pelo e-mail atendimento@institutotea.com.br


Graziella Bilá – Jornalista