banner
ADR Timbó

Epagri de Timbó desenvolve trabalhos com sementes de hortaliças

Epagri - mudas - ClaudiaA Epagri do município de Timbó, junto a outros municípios do Estado, está realizando um projeto de fortalecimento da agroecologia e produção orgânica de hortaliças. Segundo a gerente de Agricultura da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Timbó, Claudia Fontana de Almeida, no município são desenvolvidos trabalhos visando avaliar cultivares de hortaliças adequados ao sistema orgânico de produção. Nessas avaliações serão observadas as qualidades comerciais das hortaliças, produtividade e resistência às pragas e doenças.

Em Timbó estão sendo avaliadas três cultivares de alface, três cultivares de pepino, três cultivares de feijão vagem, um cultivar de rúcula, três cultivares de abóboras e morangas, e duas espécies de plantas não convencionais: a gila, um tipo de melancia utilizado na elaboração de doces, e uma espécie de pepino perene.

Esse trabalho é desenvolvido pelo pesquisador da Epagri de Itajaí, Euclides Schallenberger. Conforme Schallenberger, além da avaliação dessas hortaliças, o trabalho tem por objetivo a criação de um banco de sementes de hortaliças, conhecido como BAG (Banco Ativo de Germoplasma). Esse banco de sementes será mantido pelos agricultores, facilitando o trabalho diário dos produtores, além de reduzir custos de produção e atuando na segurança alimentar.

O trabalho conta com o apoio do escritório municipal da Epagri de Timbó e da Associação de Produtores orgânicos do município.

 

 



Assessoria de Comunicação
SDR Timbó

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by