banner
Timbó

Escolas de Timbó recebem projeto Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu

Professores e alunos ficaram encantados com o projeto que visa fomentar o turismo com sustentabilidade nas cidades do Médio Vale do Itajaí

O Projeto Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu já saiu do papel e começou a ser colocado em prática nas escolas do Médio Vale do Itajaí. A primeira cidade que recebeu o projeto foi Timbó, e os resultados começam a ser notados tanto pelos alunos, quanto pelos professores. O Vale Muito, idealizado pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Itajaí (CIMVI), visa conscientizar crianças e jovens sobre o turismo sustentável da região, para que eles atuem como divulgadores das próprias cidades.

Na escola municipal Professor Nestor Margarida, os estudantes já vinham aprendendo sobre a importância de cuidar do meio ambiente e valorizar o lugar onde vivem, e o Projeto acrescentou ainda mais para conhecimento das crianças. A aluna Ana Julia Oliveira Beto, de 11 anos, está no 5º ano e acredita que o projeto trouxe muitos benefícios para ela. “Nós falamos sobre o turismo no Vale do Itajaí e de como ele é importante em nossas vidas, e também sobre a sustentabilidade”.

Kauna Tainá Nardeli, de nove anos, também fez questão de elogiar o projeto Vale Muito e falar sobre os lugares que mais gosta. “Eu aprendi sobre o que precisamos fazer para ajudar o meio ambiente e melhorar o lugar que vivemos. Aqui na nossa região eu gosto muito da cidade de Indaial e aqui em Timbó meu lugar preferido é o Morro Azul, que tem uma paisagem linda.”

Para a professora do 4º ano, Isabel Maria Bener, além de melhorar a qualidade de vida das crianças e das famílias que começam a desenvolver hábitos e atitudes positivas, o projeto Vale Muito traz benefícios diretos para a região, já que o turismo tem resultado direto na renda das famílias. “Quando falamos de turismo, os olhos das crianças brilham, afinal de contas quem não gosta de eventos turísticos? Tudo que elas aprendem aqui, levam para casa e se tornam multiplicadores de conhecimento”, comenta Isabel.

Outra unidade de ensino que já recebeu o projeto foi a escola municipal São Roque, também em Timbó. Lá os alunos já vinham trabalhando sobre o turismo, e para receber o projeto Vale Muito, prepararam maquetes com os principais pontos turísticos. “O projeto veio para contribuir dentro da proposta curricular de Timbó.  A cartilha que foi apresentada aos alunos é muito interessante. As crianças da minha turma estão empolgadas com todo o material apresentado. No projeto desenvolvemos maquetes com os principais pontos turísticos e expomos para toda a escola, ficou um trabalho fantástico”, revela a professora Ana Paula Fachini Tiso, da escola São Roque.

Outra professora da escola, também se mostrou encantada com o projeto “Nós já tínhamos feito um guia turístico de Santa Catarina através de fotografias tiradas pelos próprios alunos, e agora com esse projeto eles poderão escolher seu ponto turístico favorito e falar sobre ele, dizer o porquê ele é o melhor. Dessa forma, as crianças têm a oportunidade de desenvolver a criatividade e também notar o quanto nossa região é rica e bela”, explica a professora Edgna Humbelino.

Para Amábile Luiza Klemz de 10 anos, o projeto Vale Muito tem sido uma experiência única para aprender sobre a região que vive. “Tem sido muito legal, nós aprendemos coisas novas, conhecemos novos lugares e também pudemos aprender um pouco mais sobre o que já conhecíamos”.

Os pais também estão sendo beneficiados com esse projeto, podendo reviver memórias de lugares que já visitaram e conhecer novos pontos turísticos, como é o caso da Ana Júlia Nardelli, mãe do Natan Gabriel Nardelli, de nove anos, que está participando do projeto. “Vendo o material com meu filho, nós pudemos relembrar momentos em locais que já tivemos  além de conhecermos outros novos que ficam tão perto e muitas vezes nós não sabemos. Esse projeto é extremamente importante, não só para as crianças, mas também para os adultos, para resgatar memórias e nos apresentar novos lugares nesse paraíso que vivemos, conta Ana.

O projeto ainda está só no início e em 2019 vai passar pelos outros 11 municípios que fazem parte do CIMVI.  Com o projeto Vale Muito Maravilhas do Vale Europeu, as crianças se tornarão os grandes divulgadores e protetores das cidades do Médio Vale, prezando por um turismo de qualidade e sustentável.

 

 

CIMVI
cimvi.sc.gov.br

 

 

Oficina das Palavras:
Elaíse Cidral

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by