Estácio Santa Catarina promove debate público sobre racismo estrutural no Brasil nesta 3ª feira

Estácio Santa Catarina promove debate público sobre racismo estrutural no Brasil nesta 3ª feira

22 de fevereiro de 2021 Off Por Redação

 

 

Doutora em Psicologia Social e autora dos livros Famílias interraciais: tensões entre cor e amor, e Entre o encardido, o branco o branquíssimo, Lia Schucman é a convidada do webinar aberto ao público

Quer seja nas ruas, com movimentos como o Vidas Negras Importam, quer seja na sala de estar, com polêmicas protagonizadas pelos participantes do BBB 21, o fato é que o racismo tornou-se tema de discussão na sociedade brasileira. Muitas vezes, porém, o debate passa ao largo de um ponto importante: a necessária participação dos brancos na transformação da realidade. O tema será debatido nesta terça-feira (23) na Estácio Santa Catarina em um evento virtual que terá a participação de Lia Schucman, doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora de Relações étnico-raciais, professora do Departamento de Psicologia da UFSC e autora do livro Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor (EDUFBA, 2018).

“Ser branco produz cotidianamente situações de vantagem em relação aos não brancos. Diferentes pesquisas demonstram que há para os brancos mais facilidades no acesso à habitação, à hipoteca, à educação, à oportunidade de emprego e à transferência de riqueza herdada entre as gerações”, escreve Lia em sua tese de doutorado Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo. Reconhecer essa vantagem pode ser um ponto de partida importante para os brancos avaliarem seu racismo latente e atuarem como agentes de mudança. Como complemento, escreve Lia, uma transformação real do tecido social exige uma mudança estrutural nos valores culturais da sociedade.

“Existe uma falta de conhecimento aprofundado e consciência crítica para o enfrentamento das questões raciais no Brasil”, diz a gerente acadêmica da Estácio São José, Priscila Monteiro. “Espero que a abordagem da professora Lia Schucman traga uma reflexão sobre os privilégios dos brancos e a hegemonia da branquitude em um mundo moldado pelos e para os brancos”.

 

SERVIÇO

O QUE: Webinar “O Lugar do Branco nas Relações Raciais Brasileiras”, com Lia Schucman
QUANDO: Terça-feira (23)
HORA: 19H
ACESSO:http://bit.ly/live-Teams_23-02_19h


Márcia Oliveira – Jornalista