Estudante de Blumenau ganha duas medalhas nas Olimpíadas Brasileiras de Geografia e de Ciências da Terra

Estudante de Blumenau ganha duas medalhas nas Olimpíadas Brasileiras de Geografia e de Ciências da Terra

Dezembro 7, 2022 Não Por Redação

 

 

A estudante da Escola S de Blumenau Ana Luiza Gerber, de 15 anos, foi premiada com duas medalhas em eventos nacionais relacionados aos estudos da terra. A jovem recebeu a medalha de prata na 7º Olimpíada Brasileira de Geografia e a medalha de bronze na 5º Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra.

Ana Luiza, que é estudante do primeiro ano do Ensino Médio STEAM da Escola S de Blumenau, participou dos dois eventos – que ocorreram simultaneamente – com as colegas Maria Carolina Gerber, do segundo ano STEAM, e Melissa Yasmin Bento, do segundo ano de Desenvolvimento de Sistemas. As três compõem a equipe Sirius, que se classificou para a final nacional após vencer a etapa estadual da competição, realizada em agosto. No evento estadual, a Escola S de Blumenau inscreveu 12 equipes e conquistou seis medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze.

As provas nacionais ocorreram entre os dias 24 e 26 de novembro no Instituto de Geociências da Unicamp, em Campinas (SP) e abordaram questões relacionadas à geografia física, como clima, relevo, hidrografia, meio ambiente e cartografia, entre outros temas. As provas práticas consistiram em análise de minerais, mineralogia e química, cartografia e análise de fotos aéreas e questões relacionadas com a atualidade dos problemas ambientais no Brasil.

As alunas também participaram da prova de proficiência em língua inglesa, etapa obrigatória para a seleção da etapa internacional, a Olimpíada Internacional de Geografia (IGEO), que acontece em 2023 na Indonésia. Além da prova de idioma, Ana Luiza se credencia para seguir na seleção após ter recebido a medalha de prata (a seleção inclui apenas os premiados com ouro e prata). O resultado desta prova de inglês e a classificação saem no final do mês de fevereiro.

“Nossas alunas estudaram muito desde que foram classificadas para a final presencial em Campinas, organizamos extensas listas de exercícios, fizemos saída à campo no laboratório de Geologia da FURB, estudaram muitos textos sobre geografia, geologia e ciências da terra. Fizeram um bom aprofundamento em cartografia com a ajuda do professor Silvio Macagnan, de Geografia. Para além da premiação, elas já eram vitoriosas por poder participar, conviver e trocar experiências com as escolas de ensino fundamental e médio, professores  universitários e principalmente, conhecer a Unicamp, uma das melhores universidades do Brasil”, relatou a professora Ana Carla Zultanski, que acompanhou as estudantes.


ALINE CAMARGO
Presse Comunicação