Evento reunirá autoridades e prefeitos de 18 municípios catarinenses para entrega de plano de desenvolvimento turístico da Serra Catarinense e planos municipais

Evento reunirá autoridades e prefeitos de 18 municípios catarinenses para entrega de plano de desenvolvimento turístico da Serra Catarinense e planos municipais

27 de maio de 2021 Off Por Redação

 

 

O plano regional e os planos municipais de desenvolvimento turístico são uma iniciativa do Sebrae/SC, AMURES, CISAMA, Conserra e Mtur. O evento contará com a presença do governador do Estado, Carlos Moisés

 

O Sebrae/SC, em parceria com a Associação de Municípios da Região Serrana (AMURES), o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA), o Conselho de Turismo da Serra Catarinense (CONSERRA) e o Ministério do Turismo (Mtur), criaram o Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Área Turística da Serra Catarinense e um plano de desenvolvimento turístico para cada um dos 18 municípios que integram a AMURES. O evento de entrega reunirá autoridades e os 18 prefeitos dos municípios catarinenses, e será realizado na próxima segunda-feira, 31 de maio, às 9h, na Casa da Cultura, em São Joaquim.

O plano regional e os planos municipais foram desenvolvidos para nortear o desenvolvimento turístico de forma organizada e contribuir para o turismo na região serrana de Santa Catarina. O plano regional será entregue ao presidente do CONSERRA, Elizeu Farias.

Os municípios que receberão os planos municipais de desenvolvimento turístico são Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Lages, Ponte Alta, Urubici, Bocaina do Sul, Capão Alto, Otacílio Costa, Rio Rufino, Urupema, Bom Jardim da Serra, Cerro Negro, Painel, São Joaquim, Bom Retiro, Correia Pinto, Palmeira e São José do Cerrito.

“É uma honra para o Sebrae/SC fazer parte de mais uma conquista para o turismo de Santa Catarina. A região da Serra Catarinense é rica em paisagens, cultura, gastronomia e lazer, e é essencial valorizar cada vez mais o turismo em nosso Estado. Só temos a ganhar com iniciativas como esta, que além de fomentar o turismo, contribuem para o desenvolvimento econômico e social da região. É planejar e promover um turismo sustentável, que atende de um lado as demandas dos turistas, e do outro lado, os anseios da comunidade”, afirma Altenir Agostini, Gerente Regional do Sebrae na Serra.

A turismóloga da AMURES, Ana Vieira, explica o trabalho realizado. “Os planos foram trabalhados de forma participativa com a comunidade, o poder público municipal e os pequenos negócios de turismo. Em plena pandemia, conseguimos encontrar mecanismos para que as pessoas pudessem sugerir melhorias. Foi realizado um diagnóstico das principais oportunidades turísticas em cada um dos municípios, com consultoria executada pelo Sebrae/SC”, afirma Ana.

Segundo ela, foram levantados duzentos projetos do setor de turismo, que serão norteadores da região. “A ideia é que cada município abasteça o software GEOR, do Sebrae/SC, e que ali contenham todos os projetos. O plano será um norteador das ações do turismo, focado na região da Serra Catarinense e nas ações de infraestrutura que precisam ser realizadas”, explica a turismóloga.

Participam do evento autoridades como o Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, a deputada federal, Carmen Zanotto, o presidente da SANTUR, Leandro Ferrari Lobo, o coordenador estadual de turismo do Sebrae/SC, Alan David Claumann, o deputado estadual, Marcius Machado, a deputada estadual, Ana Campagnolo, o deputado e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da ALESC, Ivan Naatz, a deputada estadual, Ana Paula da Silva (Paulinha), o subchefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, a representante da EMBRATUR para o Sul do Brasil, Julia Zanatta e o presidente do CONSERRA, Elizeu Farias.


Karla Quint