Existe um modelo ideal de óculos para cada tipo de rosto?

Existe um modelo ideal de óculos para cada tipo de rosto?

10 de março de 2020 Off Por Redação

Especialista orienta que diversos fatores devem ser levados em conta, como o material dos óculos, o modelo da armação e, principalmente, o conforto.

Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo Ophthalmology Journal, até 2050 cerca de 4,8 bilhões de pessoas utilizarão óculos de grau em todo o mundo. O item, indispensável por questões de saúde em alguns casos,  também pode ser utilizado como um acessório de moda.

Para a gerente da Authentika Jóias e Óptica, Silvana Speckart, não existe um modelo exclusivo para cada tipo de rosto, o que deve ser levado em conta é a questão técnica. “Nós estamos em um momento muito democrático em todos os sentidos, e os óculos e armações devem seguir este formato também. Portanto, na hora da escolha não existe formato ideal, existe uma técnica que deve ser respeitada, que é:  a armação não deve encostar na bochecha, os olhos devem estar centralizados na lente, a armação deve acompanhar a sobrancelha (nem esconder e nem mostrar totalmente), a parte lateral da armação em harmonia com o desenho do rosto e o encaixe no nariz deve ser perfeito”, explica a especialista.

Além disso, o material em que o produto é produzido é muito importante para garantir o conforto. Silvana explica que nem todos se adaptam com uma armação de metal, por exemplo, elas costumam ser mais finas e leves mas nem todos gostam deste aspecto, por isso ressalta que conforto é mais importante do que a moda dita.

A gerente explica, ainda, que a primeira coisa a se fazer na hora da escolha dos óculos é entender para qual finalidade vai utilizar o acessório. “É importante saber se os óculos serão utilizados apenas para descanso, para o trabalho ou para lazer, assim, é possível direcionar a armação mais adequada para cada tipo de situação, respeitando a dioptria do cliente”, comenta.

O que promete ser tendência neste ano são os óculos de sol, estilo “máscara”, ou oversize. Eles já foram utilizados no início dos anos 2000 e voltaram com força total em 2020. Possuem um formato bastante exagerado, grande, que protege com estilo “As tendências podem e devem ser seguidas, porém, com cuidado, o mais importante é proteger os olhos e sentir-se bem consigo mesmo ao utilizar o acessório”, finaliza.


Letiele Paycorich – Presse