Exposição gratuita em Blumenau retrata as individualidades do ser através da fotografia

Exposição gratuita em Blumenau retrata as individualidades do ser através da fotografia

13 de março de 2020 Off Por Redação

Mostra “Fardo” de Fransuê Ribeiro segue até o dia 15 de abril na Alameda Haus Artes e Idiomas

Retratar as individualidades da contemporaneidade do ser. Essa é a proposta da fotógrafa, artista visual e pesquisadora Fransuê Ribeiro para a exposição “Fardo”, que está sendo apresentada pela primeira vez ao público na Sala de Exposição Johannastift da Alameda Haus Artes e Idiomas. A mostra segue até o dia 15 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h, na Alameda Rio Branco, 165, Centro. A entrada é gratuita. Turmas de instituições de ensino também podem visitar a exposição, porém é necessário fazer o agendamento através do telefone (47) 3057-9394.

De acordo com Fransuê, a exposição surgiu a partir de uma curadoria de experiências obtidas no percurso de sua pesquisa, sendo parte do seu trabalho de conclusão de curso em licenciatura em Artes Visuais, intitulado “Vazio Evitável – O Ser Entreaberto”. “As fotos que fazem parte da exposição têm como objetivo propor a reflexão do eu, do que nos acontece, em um processo atrelado à busca e análise da identidade. Esse processo é uma luta que revela a individualidade que cada ser possui em sentir, interpretar e criticar. Diz respeito à construção individual. É também a união do que nos pesa, o que quer incessantemente falar de dentro para fora”, destaca.

Essa é a primeira exposição oficial da Alameda Haus Artes Idiomas, que iniciou suas atividades no dia 17 de fevereiro. No espaço, crianças (a partir de quatro anos), jovens e adultos podem aprender ou aperfeiçoar o inglês e o alemão, além de vivenciar várias possibilidades nas linguagens artísticas, como dança, teatro, música e artes visuais. “A Alameda Haus é isso, um ambiente de formação cultural e artística. É um prazer inaugurar a Sala de Exposição Johannastift com uma mostra tão bonita como “Fardo”. Nossas portas estarão sempre abertas para os artistas de Blumenau e região”, ressalta o professor Marcos da Silva, diretor da Escola Barão, instituição que faz a gestão da Alameda Haus Artes e Idiomas.

Sobre Fransuê Ribeiro

Nasceu em Florianópolis (SC) em 1989. Morou em Porto Alegre (RS) e hoje reside em Blumenau (SC), onde dá continuação a suas pesquisas em arte e educação. Graduanda em licenciatura em Artes Visuais na Universidade Regional de Blumenau (FURB), iniciou os estudos na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2008. Deu ênfase à fotografia, imagem e movimento e vídeo arte. Apropria-se da fotografia como linguagem artística experimentando-a também de outras maneiras, como processos pictóricos e performance. Atualmente compõe o grupo de pesquisa “Arte e Estética na Educação” na FURB com orientação da Prof. e Dra. Carla Carvalho, atuando principalmente nos seguintes temas: as linguagens artísticas em seus entrelaçamentos e, saúde mental infanto-juvenil e suas influências no aprendizado.

 

Alameda Haus Artes e Idiomas
Alameda Rio Branco, 165, Centro – Blumenau (SC)

 

 

Oficina das Palavras:
Letícia Oberger