banner
Blumenau

Exposição no Neumarkt relembra trajetória do arquiteto Simão Gramlich

Exposição no Neumarkt relembra trajetória do arquiteto Simão Gramlich 1A trajetória do arquiteto Simão Gramlich no Brasil, especialmente os 36 anos em que ele viveu em Blumenau, será relembrada na exposição ‘Simão Gramlich – Recursos Arquitetônicos em Blumenau’, que o Neumarkt Shopping recebe a partir de terça-feira (dia 3 de setembro). No espaço ao lado do NK Hall, o público poderá conferir algumas de suas principais obras arquitetônicas, entre elas as igrejas que lhe renderam o título de ‘arquiteto de catedrais’.

Em 2018, completou 50 anos da morte do arquiteto e a exposição – com patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC) – foi idealizada para homenagear sua contribuição para o desenvolvimento urbano. As obras arquitetônicas de Simão Gramlich são estudadas desde 1980 no Sul do Brasil. Inicialmente, o arquiteto se instalou no Rio Grande do Sul. Porém, foi em Santa Catarina que ele se destacou com maior número de edifícios projetados.

Na região do Vale, Gramlich desenvolveu o projeto de diversos templos religiosos, entre eles a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, em Gaspar, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em Itajaí, a Igreja Matriz São João Batista, em São João Batista, e a Igreja Nossa Senhora de Azambuja, em Brusque. Em Blumenau, as obras do arquiteto foram voltadas a construções residenciais, industriais e comerciais, como os prédios que abrigaram as fábricas de chapéus Nelsa, de papelão de Hans Disse e de doces de Hermann Sander.

Agende-se
O quê: Exposição ‘Simão Gramlich – Recursos Arquitetônicos em Blumenau’
Quando: Abre dia 3 de setembro. Diariamente, das 10h às 22h. Até 3 de outubro
Onde: Neumarkt Shopping, ao lado do espaço NK Hall (pavimento superior)
Quanto: Entrada gratuita

 


Fabiana Roza
Jornalista
Primeira Via Comunicação

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by