banner
Pomerode

Exposição que destaca reintrodução de aves na natureza acontece em Pomerode (SC)

Mostra fotográfica De Volta à Floresta possui painéis que contam a história de 80 animais da espécie papagaios-de-peito-roxo e seu retorno ao habitat natural. Programação já está disponível para o público no Zoo Pomerode

Exposição que destaca reintrodução de aves na natureza acontece em Pomerode (SC) 1

Erik Mak, Cezar Santos, Ligia Jahn, Priscila Weber Maciel e Carolina Grando, equipe responsável pela exposição
Crédito: Jéssica Barcellos

Durante todos os fins de semana do mês de setembro, quem visitar o maior zoológico de Santa Catarina poderá conferir a exposição De Volta à Floresta. O objetivo é chamar a atenção para o trabalho de reabilitação de papagaios-de-peito-roxo feito pelo Instituto Espaço Silvestre em Santa Catarina. Na mostra, o público pode prestigiar imagens e histórias de 80 aves da espécie e seu retorno à natureza. As fotos estão expostas na área de visitação do zoológico da cidade mais alemã do Brasil.

Para Tays Daiane Izidoro, bióloga do Zoo Pomerode, o papel do zoológico deve ser de informar e educar a população sobre projetos como este. “Muitas pessoas não têm ideia de quantas espécies catarinenses estão em perigo por causa da ação humana. Uma das principais funções do Zoo é mostrar como podemos conviver com a natureza de forma pacífica, sem desmatamento, poluição, caça ou captura de animais silvestres”, comenta.

Papagaios-de-peito-roxo
Há alguns anos era muito comum encontrá-los no Parque Nacional das Araucárias – unidade de conservação nos municípios catarinenses de Passos Maia e Ponte Serrada. Hoje a espécie quase não é mais vista na região. Ações humanas como desmatamento, tráfico e captura ilegal fizeram com que o número dessas aves reduzisse drasticamente. Com o objetivo de trazer esta questão à tona, durante o mês de setembro o Zoo Pomerode promove o mês do papagaio com diversas ações para a preservação da espécie.

Sobre o Instituto Espaço Silvestre
Uma ONG sem fins lucrativos, localizada em Itajaí (SC), que reabilita, solta e monitora aves no seu habitat natural. Cerca de 100 papagaios já foram devolvidos ao meio ambiente desde 2010 – ano em que deu início aos trabalhos.  A criação é uma parceria entre o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Escritório do Parque Nacional da Serra do Itajaí (ICMBio) e a Polícia Ambiental.

Sobre o Zoo Pomerode
Maior zoológico de Santa Catarina, o Zoo Pomerode abriga 1.011 animais, de 242 espécies diferentes. Destas, 40 espécies estão na lista mundial de ameaçadas de extinção. Na sua maioria, os moradores do espaço não têm condições de voltar à natureza porque foram vítimas de maus-tratos ou acidentes.

A história do espaço começou há 87 anos, em 1932. São 35 mil metros quadrados para visitação, localizados no Centro Histórico de Pomerode (SC).

Exposição que destaca reintrodução de aves na natureza acontece em Pomerode (SC) 2

Exposição De Volta à Floresta conta a história de 80 aves que voltaram ao habitat natural
Crédito: Priscila Weber Maciel


Olga Helena

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by