banner
Colunistas

Falando de Moda | por Marcia Tottene – 27/10

 

 

Como escolher o sapato ideal?

Como-escolher-o-sapato-idealComo designer de moda, e também preocupada com a ergonomia dos produtos lançados na moda, achei interessante esta matéria, onde mostra a consequência de usarmos salto por longo período do salto no organismo feminino.

A importância de ter muito cuidado ao escolher os sapatos. “Eles devem estar absolutamente confortáveis na hora da compra, não devemos supor que o calçado vá lacear. Devemos medir mensurar os pés frequentemente, pois após os 20 anos 90% das pessoas aumentam até dois pontos o número do calçado. Devemos solicitar o número correto, deixar uma polpa digital de folga entre o último dedo e a ponta do calçado, pois os dedos necessitam desse espaço para a movimentação durante a marcha ou o caminhar”, afirma a especialista.

Salto alto, o grande vilão da saúde.

O uso constante de sapatos de salto alto causa, comprovadamente, problemas de coluna. “Sapatos de salto alto, com uso crônico, encurtam a musculatura ísquio tibial, isto é, a musculatura posterior da perna que vai até a coluna lombar, causando dor na região lombar”, diz Cibele.

Altura do salto e consequências

“A partir de 3,0 cm de altura, o salto aumenta a pressão plantar sobre o dedão e o segundo dedo, deformando essas articulações, encurta a musculatura posterior da perna, aumenta a incidência de entorses e fraturas de tornozelo e pé, pois aumenta o desequilíbrio e diminui a velocidade do passo, fazendo com que a pessoa utilize mais energia para desenvolver uma distância”, explica Réssio.

“Há muitos registros de fraturas após quedas por causa de desequilíbrio de salto alto, ou escorregões. Eu mesma fraturei o tornozelo esquerdo com salto plataforma de 10 cm”, afirma.

Como deve ficar o pé?

Segundo a especialista, não é a altura do salto isoladamente que importa. O ideal é que o pé fique paralelo ao solo, ou levemente inclinado, no máximo, com a diferença entre o salto e a plataforma do antepé de 3,0 cm.

Fonte: Cibele Réssio fez residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Unifesp – Escola Paulista de Medicina obteve o título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

 

 


Um beijo da Márcia aproveitem as dicas e até a próxima!!!!!
FanPage Elegant Mode

moda-Marcia-Tottene

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by