banner
Timbó

Feira Integrada desafia estudantes a mostrarem seu conhecimento na EEF Clara Donner

A comunidade escolar da Escola de Ensino Fundamental Clara Donner encerrou a primeira metade do ano letivo com a realização da Feira Integrada, Feirin, quando estudantes e professores se mobilizam para apresentarem de forma dinâmica, lúdica e emocionante temas que escolheram trabalhar durante as aulas. A Feirin aconteceu no último dia de aula antes do recesso escolar, 19 de julho, das 16h às 20h, na própria escola.

Durante a programação, as turmas do 1º ao 9º ano demonstraram seus conhecimentos a respeito de cinco temas utilizando cartazes, maquetes, fotografias, objetos históricos e construções criativas para mostrar o conhecimento adquirido. De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Adriana Vinter, a Feira tem como principal objetivo desenvolver a atividade de pesquisa no Ensino Fundamental, possibilitando aos alunos vivenciar todo o processo envolvido nesta ação. “Neste ano de 2019, o trabalho dos professores e alunos teve com norte algumas das competências que a Base Nacional Comum Curricular apresenta: Conhecimento; Pensamento Científico, Crítico e Criativo; Comunicação; Cultura Digital e Empatia e Cooperação”, citou ela.

Os temas deste ano foram:

6º ano – HIP HOP e suas expressões artísticas – sob a coordenação dos professores de Língua Inglesa e Educação Física.

7º ano – Antiguidades e Memórias: diferentes formas de contar uma história- sob a coordenação dos professores de Língua Portuguesa e Arte.

 8º ano – Alimentação Saudável – sob a coordenação dos professores de Matemática e Ciências.

 9º ano – Chernobyl – sob a coordenação dos professores de Geografia e História

1º ao 5º ano – A linha do tempo da escola entrelaçada aos 150 anos de Timbó.

A diretora da escola, Ana Caroline Cristofolini, ainda reforçou que a exposição da linha do tempo da escola, foi montada com o auxílio dos pais e avós dos alunos que aqui estudaram, contribuindo com fotos e relatos. “Esta ação faz parte do resgate da história da nossa escola, bem como, da celebração dos 150 anos do município de Timbó”, destacou a Ana.

Ainda dentro da programação, para o fechamento das atividades, foi realizada a palestra “Comunicação Familiar na Era Digital”, através do Programa CooperJovem, em parceria com a Viacredi. “Dentro da base de trabalho que é a família parceira da escola, visando a educação integral dos estudantes, estamos sempre em busca de trazer temas que estejam na vivência das famílias para uma troca de experiências. Essa temática foi trabalhada atendendo a uma demanda das famílias, que demonstram preocupação com o uso excessivo das tecnologias por parte das crianças e adolescentes. Como tornar a tecnologia aliada da aprendizagem é um desafio também presente no cotidiano da escola. Foi um momento muito rico entre pais, filhos e toda a equipe da escola”, analisou a diretora.

O retorno das atividades escolares da EEF Clara Donner é dia 29 de julho. Agora em julho as escolas de Timbó tiveram apenas uma semana de recesso e terão outra no mês de novembro, quando a maioria dos estabelecimentos estarão servindo de alojamentos por conta da realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina 2019.

 

Texto e fotos: Paula Leitão
(Registro Profissional SC01895JP)

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by