banner
Litoral

Festa Nacional do Pirão apresenta mais de dez opções diferenciadas do prato

Aprenda a preparar o Pirão de Caldo de Peixe com Leite de Coco e Filé de Sororoca à Milanesa, uma das atrações da festa

Festa Nacional do Pirão apresenta mais de dez opções diferenciadas do prato 1            O Pirão é uma das comidas mais tradicionais brasileiras. O seu surgimento não é exato, porém acredita-se que foi no Brasil ou na Angola. Um prato simples, mas que pode trazer inúmeras variações, desde apenas água quente e farinha até caldos mais elaborados como de peixe, feijão, galinha, entre outros. Barra Velha leva o título de Capital Catarinense do Pirão e a tradição é comprovada, com a  Festa Nacional do Pirão, que está na sua 23ª edição. As associações da cidade se reúnem para preparar variações do prato para manter viva essa cultura e os sabores da gastronomia local.

Cristiano Zonta é um dos grandes representantes desta Festa. Ele já trabalhou na organização por 12 anos e agora também contribui com a culinária. “A atração principal da nossa Festa é o pirão e nós fazemos questão de manter essa tradição viva. Sempre gostei de cozinhar e agora posso unir minhas duas paixões, a gastronomia e este evento. Será mais um ano para celebrar e envolver a nossa comunidade, que se orgulha da nossa cultura e do nosso título de Capital Catarinense do Pirão”, comenta Cristiano.

            Durante a Festa Nacional do Pirão serão servidos mais de dez tipos diferentes de pirão, entre eles Pirão com Ragu com risoto de linguiça, Pirão de Camarão com Sushi, Pirão de Calabresa com Estopa de Peixe, o tradicional Pirão com Linguiça, Pirão com Carne assada, Pirão com Carne Seca e muitos outros. Para já começar a se preparar para a Festa, o Cristiano compartilhou a receita que será servida no evento: Pirão de Caldo de Peixe com Leite de Coco. O preparo é simples e com certeza vai fazer sucesso, confira:

Pirão de Caldo de Peixe com Leite de Coco e Filé de Sororoca à Milanesa

Ingredientes

2l de água
200ml de leite de coco
200g de farinha de mandioca
Temperos a gosto (sugestão: cheiro verde, cebolinha, salsa, pimenta do reino e alfavaca)
Sal a gosto
Coloral a gosto
2kg de filé de peixe sem espinha
1 peixe inteiro para caldo de sua preferência
400g de farinha de rosca
4 ovos
Azeite

Modo de preparo

Caldo de Peixe e Pirão

Coloque para ferver alguns pedaços de carcaça de peixe (pode ser rabo, cabeça, entre outros se preferir) em dois litros de água. Depois acrescente seus temperos preferidos: pode ser cheiro verde, salsa, alfavaca, pimenta do reino, sal. Quando começar a ferver baixe o fogo deixando por mais dez minutos para cozinhar, após desligue para esfriar. Em seguida, coe o caldo de peixe para separar a carcaça e espinhas de peixe caso elas se desprendam. Em uma outra panela, coloque para cozinhar com pouca água os temperos de sua preferência e os dois filés de peixes. Na hora que começar a ferver a água, comece a desfiar o filé que naturalmente ficará bem soltinho. Agora coloque o refogado deste peixe no caldo que já está pronto e ligue o fogo, adicionando com cuidado a farinha para não criar bolhas. Paralela à mistura da farinha, você poderá colocar molho pronto ou colorau para dar aquela cor rosada no pirão. Acrescente também uma garrafinha de leite de coco e continue adicionando aos poucos a farinha tendo sempre o cuidado de não empelotar. Quando você sentir que o pirão começa a tomar forma, pare de colocar farinha e cozinhe por mais dez minutos.

Filé de sororoca à milanesa

Tempere dois filés grandes cortados no tamanho que desejar. Você poderá utilizar sal e limão e deixe marinar. Em uma travessa, adicione os ovos para fazer à milanesa. Bata bem até que a clara se misture com a gema e fique tudo uniforme, coloque uma pitadinha de sal a gosto. Em outra travessa, coloque a farinha de rosca para empanar os filés devidamente cortados.Passe o filé de peixe primeiramente na farinha de rosca, depois nos ovos que já foram batidos e na farinha novamente. Deixe uma hora os filés empanados no congelador e logo após inicie a fritura. Em um frigideira com profundidade boa, despeje o azeite deixando-o atingir uma temperatura de 180° e frite os filés. Para absorver a gordura, utilize papel toalha na travessa que for colocar os filés já fritos.

            Ficou com água na boca? Então não deixe de visitar a Festa Nacional do Pirão que será entre dos dias 5 e 8 de setembro na Rua Paraná, no Centro de Barra Velha, ao lado do Ginásio de Esportes. A entrada é gratuita, sendo pagos apenas os shows nacionais, com exceção do show de Gian & Giovani na quinta-feira (5/9) que é gratuito.

 

Serviço

O quê: 23ª Festa Nacional do Pirão
Quando: de 5 a 8 de setembro
Onde: Rua Paraná, 913, Centro de Barra Velha (SC) – ao lado do Ginásio de Esportes
Ingressos: entrada gratuita para a maioria das atrações, com ingressos pagos somente para os shows nacionais, com exceção do show de Gian & Giovani na quinta-feira (5/9) que tem entrada gratuita.

Informações: (47) 3446-1231

 

23ª Festa Nacional do Pirão
www.festanacionaldopirao.com.br
www.facebook.com/festanacionaldopiraooficial.bv/
www.instagram.com/festadopirao

 

 


Oficina das Palavras:
Elaíse Cidral

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by