Fome emocional! por Jaci Bloedorn
O ato de comer é um processo voluntário. Você sempre tem escolha. É importante ficar atento aos pensamentos e ter consciência do seu comportamento. .
Os estímulos podem ser vários… ver comida, alguém te oferecer, sentir cheiros, por pensamentos e emoções ou até mesmo eventos, festas, ou aquele cineminha!
Como sempre falo comer é um dos maiores prazeres da vida! E realmente não devemos nos privar deste prazer! Contudo, devemos separar o que é ceder diante de uma tentação e nos tornarmos DEPENDENTES dessa sensação. .
As vezes acontece e sem mesmo perceber já estamos nos empanturrando de comida, é uma fração de segundos!!! Mas em algum momento você decidiu até mesmo no seu inconsciente que comer era uma boa opção para lidar com suas emoções!
Decidir comer pode aliviar a tensão. Pessoas instáveis muitas vezes encontram, na comida/bebida um refúgio. A falta de habilidade em lidar com as emoções faz com que algumas pessoas utilizem o alimento ou a bebida como uma válvula de escape. Esse comportamento é denominado fome emocional.
As emoções fazem parte da vida. Comer não melhora a ansiedade ou estresse por exemplo, isso é apenas um distrator rápido e ineficaz que você gerou para lidar com as emoções. A comida/bebida é utilizada como estratégia de regulação emocional. Não tente se livrar das emoções. Aceite sua ansiedade ou estresse. Você vai saber lidar com eles…
Entenda suas emoções. O que elas querem te dizer? Você está triste? Comer não vai resolver. Busque nos seus pensamentos o motivo da tristeza. Aceite e reconheça .
Como podemos enfrentar tudo isso sem descontar na alimentação?
- Reconhecer as emoções
- Aceitar as emoções
- Enfrentar as emoções –
Estratégias anti-impulsividade:
Tomar banho, tomar café ou chá, ligar para alguém. O que fizer sentido pra você pra dar esse tempo e não comer imediatamente na hora que a vontade vier. Adie essa vontade por 15 minutos.
VONTADE DÁ E PASSA!
—
Jaci Bloedorn
Vida em equilíbrio
