banner
Blumenau

Fundação Cultural de Blumenau Realiza Oficinas na área de Literatura

O Programa de Incentivo à Leitura foi criado em 1992 pelo Governo Federal e está vinculado à Fundação Biblioteca Nacional. Em 2002, o Comitê Regional do Proler foi instalado em Blumenau. São 11 anos de atuação com ações de incentivo à leitura e com formação de mediadores de leitura. Atualmente conta com representantes dos municípios de Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial, Timbó e Pomerode. O comitê tem por objetivo contribuir com a formação de mediadores de leitura e com promoção de ações de incentivo à leitura. Mais informações no site www.comiteprolervale.blogspot.com.br.

A abertura do encontro, no dia 12 de agosto, contará com a presença de Adriana Falcão, que falará sobre o texto no cinema, na TV e na literatura. Ela fez questão de garantir sua vinda à Blumenau após recuperar-se de um acidente, que impediu sua participação prevista em maio, no 17° Encontro de Formação de Mediadores de Leitura do Proler. Também fazem parte da programação oficinas de Contação de Histórias e sobre Leitura de Imagens.

A oficina de Contação de Histórias é destinada a educadores, agentes de leitura e gestores de biblioteca. Pretende propiciar o contato dos participantes com a literatura, estabelecendo implicações afetivas entre livro e leitor, bem como estimular tais participantes a incorporarem a prática da leitura e da contação de histórias no cotidiano escolar. Parte-se da premissa de que para estimular a leitura dos alunos é necessário que o professor e o gestor de biblioteca também sejam leitores. Nesse sentido, a ideia da oficina é sensibilizar e instrumentalizar os educadores para o bom uso da literatura na escola.

Com relação à oficina Imagens na literatura infantil, muito se tem discutido sobre a qualidade de textos e ilustrações disponíveis. A proposta desta oficina justifica-se pela possibilidade de diálogo sobre os livros produzidos para os pequenos leitores. É necessário compreender os fatores que atribuem boa ou má qualidade do material produzido. Assim, esta proposta busca refletir com profissionais da educação acerca desta qualidade e das possibilidades de fruição que essas obras podem propiciar para adultos e crianças.

O encontro é organizado pela Fundação Cultural de Blumenau, por meio do Comitê Regional do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller e Sesc. As vagas são limitadas e os interessados em participar devem se inscrever no blog http://comiteprolervale.blogspot.com.br e encaminhar o comprovante de pagamento da inscrição para: [email protected].

 

Ana Carolina Nazaro
Fundação Cultural de Blumenau
Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by