banner
Gestão Industrial - por Fabiana Voltolini Vieira

Gestão Industrial – Maior produtividade em teares, como estabelecer bons processos?

Gestão Industrial – Maior produtividade em teares, como estabelecer bons processos? 1No cenário atual, a competitividade está cada vez mais alta. As empresas do setor têxtil precisam tornar seus processos mais eficientes para garantir maior produtividade em teares. O processo da produção têxtil deve ser estabelecido com base num padrão, tanto para satisfazer os clientes, quanto para melhorar seus próprios recursos.

O estabelecimento de um processo padrão assegura maior qualidade na produção têxtil, permitindo que as indústrias aproveitem as oportunidades que o mercado oferece.

O processo produtivo da indústria têxtil

O processo produtivo da indústria têxtil contém diversos processamentos de matérias-primas diferenciadas, que vão poder ser processadas separadas ou misturadas.

Processar cada matéria-prima exige uma técnica específica, por exemplo:

Preparação da matéria-prima: produzir cardado, fibras sintéticas e penteado.

Fiação: produzir os fios.

Tricotagem ou tecelagem: produzir fios.

Preparação para tingimento: produzir penteado, rama, malha, tecido, fio ou produto que esteja para tingir.

Tingimento: produzir penteado, tecido, malha, fio, rama ou produto que acaba de ser tingido.

Estamparia: produzir malha ou tecido estampado.

Acabamento químico: produzir malha ou tecido com determinada especificação.

Acabamento mecânico: produzir tecido com característica específica.

Confecção: produzir têxtis lar, vestuários ou têxtis técnicos.

Como estabelecer bons processos na produção têxtil

O gestor deve sensibilizar toda equipe de trabalho sobre os padrões que deseja seguir na sua produção têxtil. Essa é forma mais direta de ter maior produtividade em teares e atingir os resultados esperados.

Para estabelecer bons processos, o gestor deve aplicar a seguinte sistemática:

Identifique melhorias: quando você identifica algo que precisa ser melhorado na sua produção têxtil é ponto de partida para adotar um padrão.

Elabore novo padrão: O gestor deve analisar todos os modelos e detectar qual processo terá melhor custo e eficiência, conforme os objetivos da empresa. A partir daí, é preciso estabelecer um padrão para processos para ser adotada por todos.

Aprove novo padrão: Após a implantação, o gestor deve verificar a eficácia real na rotina da produção têxtil e aprovar o novo padrão.

Realize treinamentos: Para ajudar na implantação, é fundamental que todos os colaboradores compreendam todos os processos. É recomendado, treinamento, reuniões, workshops para que as melhores práticas sejam adotadas por todos na empresa.

Estabelecer bons processos na produção têxtil envolve algumas características:

  •  Ter orientações claras, objetivas, diretas, acessíveis e concretas, sem margem para que os colaboradores interpretem.
  • O processo precisa ser realmente passível de ser cumprido.
  • Todas as ações precisam ser definidas com precisão e clareza para serem realizadas.
  • O processo deve se basear em boas práticas e ser direcionado aos usuários.

 

Como obter maior produtividade nos teares

Para obter maior produtividade nos teares, é fundamental padronizar os processos. Um processo produtivo começa na entrada de um pedido e termina com a entrega para o cliente.

Uma cadeia produtiva em que todas as etapas estejam interligadas, tende a ser mais eficiente quando as tarefas são padronizadas. Desse modo, a produção se tornar repetitiva, previsível e possibilita uma melhorar contínua, trazendo maior produtividade e eficácia.

É fundamental estabelecer bons processos, determinando um sistema de ações que vão direcionar todos os setores trazendo maior produtividade em teares. Padronizar a produção têxtil traz diversos benefícios. Conheça os principais:

Dominar os processos

Muitos gestores acabam confiando somente no seu feeling, em vez de adotar uma lista produtiva de forma sistematizada. Por isso, é comum que muitos nem saibam como algumas peças são produzidas.

Quando há um padrão na produção têxtil, toda indústria precisa seguir os processos e com isso, o gestor mantenha domínio total. Todas as ações que envolve a produção das peças são de conhecimento dos colaboradores. Dominar os processos é um diferencial para as empresas, permitindo uma diferenciação dos concorrentes.

Estabilizar os processos

Quando há padrão na rotina, permite maior previsibilidade de custo, tempo e o material que será produzido em cada setor da produção têxtil.

Quando o gestor sabe o tempo de cada tarefa e o gasto com cada matéria-prima, a indústria vai conseguir planejar de forma mais assertiva e ter orçamentos mais precisos. Isso estabiliza os processos, melhorando o sistema de compra e gestão de estoques e por consequência, trazendo maio produtividade nos teares.

Garantir qualidade

Para garantir maior qualidade e eficácia, estabelecer bons processos na produção têxtil é um ótimo recurso, pois cada tarefa será executada conforme o acordado, de acordo com as melhores práticas do mercado.

Aproveitar oportunidades

Os gestores precisam aproveitar as oportunidades de mercado. Para isso, precisam saber exatamente como suas peças são produzidas, qual a quantidade que a empresa consegue entregar. A partir daí, fica mais convencer os clientes a fazer pedidos constantes.

Reduzir variações

Quando todos os processos estão padronizados e todos os colaboradores sabem seus papéis, os equipamentos precisam ser ajustados para que que eles atinjam os melhores resultados, reduzindo as variações nas peças.

As variações geram retrabalho, comprometem as entregas, desperdiçam recursos, reduzindo produtividade. Isso torna os desvios e as normalidades visíveis. Dessa forma, ações corretivas precisam ser tomadas para reduzir as variações e não afetar a credibilidade da empresa.

Software para indústria têxtil

Além de padronizar os processos, hoje em dia, uma produção têxtil para ter sucesso precisa estar alinhada com um software de qualidade, que vai ajudar a evitar desperdícios e gerar maior produtividade, com pouco custo.

Cada vez mais atualizada em relação ao mercado, a indústria têxtil já possui sistemas voltados para seu segmento que atuam para aumentar a produtividade, independente de qual peça é produzida.

Um software para produção têxtil é importante para a manutenção do controle dos processos, desde a fabricação até a logística de entrega. Um bom sistema, como os de ERP têxtil, ajuda na tomada de decisão sobre o que é importante e prioridade para produzir, qual a quantidade de matéria-prima a ser utilizadas, qual momento para produzir determinado material, entre outras informações.

O sistema Vedois TEAR oferece soluções para controlar a produção de teares em tempo real, 24 horas por dia. Esse software monitora todos os equipamentos da empresa, se estão em produção, parados ou em manutenção. Além disso, é possível obter relatórios de produtividade por ordem de produção, operador, material produzido, entre outros.

www.vedois.com.br

 

Gestão Industrial – Maior produtividade em teares, como estabelecer bons processos? 2*Fabiana Voltolini Vieira é gerente comercial da filial da Vedois Tecnologia em Timbó (SC), empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções em automação industrial. E sócia fundadora da Sull Automação, especialista em soluções de AIDC.

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by