banner
Gestão Industrial - por Fabiana Voltolini Vieira

Gestão Industrial – Robôs irão eliminar empregos e acabar com pessoas nas fábricas

Estamos atingindo um nível de desenvolvimento tecnológico sem precedentes. Coisas que eram inimagináveis há poucas décadas atrás, como a comunicação rápida e barata com qualquer parte do mundo, automação em elevados níveis, veículos autônomos e muito mais, hoje são realidade. Como sempre que citamos a tecnologia, temos uma discussão em relação a sua implicação na vida humana, não seria diferente com os empregos.

Houveram diversas revoluções que causaram medos, no que se refere ao impacto disso no emprego das pessoas. Mas poucas coisas assustam mais do que o fato de robôs roubarem o emprego de pessoas, principalmente na indústria.

Mas será que eles vão mesmo roubar empregos?

Os empregos nas fábricas estão ameaçados por robôs?

Sim e não. Empregos que trabalham com tarefas repetitivas, que não necessitam de tomadas de decisão complexas, são facilmente absorvidos por robôs. Estima-se que no Brasil, são instalados pelo menos 2 mil novos robôs nas indústrias todos os anos.

Se formos analisar nosso parque fabril, isso ainda é muito pouco. Mas o crescimento da tecnologia sempre é exponencial. A partir do momento em que estas tecnologias se tornam mais baratas e de simples implementação, há um crescimento escalável.

Porém, novas tecnologias necessitam de nova mão de obra. Pessoas que se preparam para isso, acabam sendo disputadas pelo mercado.

Hoje, com a complexidade que há em uma indústria, contar com soluções como um software MES ou soluções completas de controle da produção industrial, há a necessidade de operadores altamente qualificados para implementar e trabalhar com estas soluções.

Os robôs com certeza irão roubar empregos, mas também abrirão novas oportunidades, no geral, muito mais bem remuneradas.

Pessoas bem qualificadas e que realmente resolvem problemas, jamais serão substituídas. Afinal, a essência humana, nossa inteligência, é o que nos diferencia e é algo que as máquinas jamais irão conseguir suprir.

HIPERLINKS

[1] vedois.com.br/site/software-mes-e-o-aumento-da-produtividade-na-industria/

[2] vedois.com.br/site/software-de-controle-de-producao-industrial-como-ele-vai-alavancar-a-produtividade/

www.vedois.com.br

*Fabiana Voltolini Vieira é gerente comercial da filial da Vedois Tecnologia em Timbó (SC), empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções em automação industrial. E sócia fundadora da Sull Automação, especialista em soluções de AIDC.

COMPARTILHE
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Topo