Início / Notícias / Colunistas / Gestão Industrial – Segredos do crescimento na produção

Gestão Industrial – Segredos do crescimento na produção

Crédito da imagem: Pixabay

Muitas empresas enfrentam problemas quando o assunto é produção. No geral, o aumento na escala da produção, principalmente industrial, é um problema comum para gestores em geral. Mas como solucionar isso? Será que para aumentar a produção na indústria, precisamos necessariamente de mais máquinas e mais pessoal?

Mas será que isso tudo é mesmo necessário?

Segundo dados do portal da indústria, as empresas brasileiras em média, operam com 74% de sua capacidade produtiva total. Ou seja, há uma lacuna de mais de 25% de aumento de produtividade, que está relacionada com os recursos que a empresa já possui. Neste sentido, há algumas possibilidades de aumento na produção industrial.

Mapeamento e apontamento da produção

Mapear a produção e os gargalos de produtividade é o primeiro passo para aumentar a produção industrial. Neste sentido, um software de apontamento de produção é fundamental. Ele vai monitorar máquinas e operadores e encontrar razões para baixa produtividade.

Melhora dos processos

Com os dados do apontamento de produção em mãos, será possível verificar em que momento uma máquina está produzindo menos, se há um tempo de setup maior do que o necessário ou se determinado operador está sendo menos produtivo. Com base nisso, será possível estabelecer novos processos, otimizar os que já existem e encontrar gargalos de produtividade.

Melhora no planejamento

Se a produção está planejada de forma adequada, podemos agrupar peças e produtos mais parecidos e com isso, reduzir o tempo de setup de máquinas. Além disso, os operadores podem melhorar consideravelmente a produção, ao realizar processos parecidos em sequência. Além disso, pode-se organizar a produção por diferentes ordens de prioridade, complexidade e outras variáveis. Por isso, o planejamento de produção é fundamental para qualquer indústria.

Monitoramento constante

A produtividade só será melhorada caso haja um apontamento constante da produção e constante avaliação da mesma. Por isso, não adianta analisar a produção em um momento, mas esquecer disso depois. É fundamental acompanhar a produção em tempo real, para que determinadas anomalias possam ser neutralizadas quando elas ocorrem.

Redução de retrabalhos

Uma das coisas que mais prejudica a produtividade, são os retrabalhos. Reduzi-los impacta diretamente na capacidade produtiva de qualquer empresa. Mas como fazer isso? Treinamento dos operadores e monitoramento da produção são fundamentais para isso. Além disso, melhora nos processos também impacta diretamente neste quesito.

Aumentar a produção é aumentar a eficiência da indústria. Sem isso, não há como produzir mais, com os recursos que sua empresa possui no momento.

www.vedois.com.br

*Fabiana Voltolini Vieira é gerente comercial da filial da Vedois Tecnologia em Timbó (SC), empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções em automação industrial. E sócia fundadora da Sull Automação, especialista em soluções de AIDC.

Comentários no Facebook

Sobre timbonet


ir ao topo