GOVBR, de Blumenau, compartilha experiência de gestão de pessoas durante a pandemia

GOVBR, de Blumenau, compartilha experiência de gestão de pessoas durante a pandemia

Julho 21, 2020 Não Por Redação

 

A pandemia do coronavírus fez com que diversas empresas tivessem que se adaptar ao “novo normal”. Conseguir manter o desempenho dos profissionais nesse momento é crucial para fazer com que a empresa supere este momento.

O setor de gestão de pessoas, mais do que nunca, tem sido fundamental nesse processo. Exemplo disso é a GOVBR, focada em soluções para a gestão pública. Marcelo Lima, diretor jurídico e de desenvolvimento humano organizacional da empresa, conta um pouco sobre a experiência da empresa desde o início do isolamento social:

“Conseguimos rapidamente girar a chave para o home office com toda a equipe, que hoje soma cerca de 600 funcionários. A adaptação do acompanhamento e gerenciamento das equipes à distância tem sido um aprendizado diário. Apesar de já adotarmos processos ágeis, com reuniões periódicas e objetivas que ajudaram bastante nesse processo, o início exigiu uma dedicação maior de todos. As reuniões de acompanhamento precisaram ser mais frequentes, mas agora, passados mais de 3 meses, já seguem o modelo e periodicidade que tínhamos anteriormente, com a produtividade e engajamento dentro do que estávamos acostumados”.

Entre as principais mudanças, de acordo com ele, está a adaptação em relação à restrição do contato presencial. Nesse sentido, ele comenta que as mudanças estão sendo contornadas com uma comunicação clara e constante, passando tranquilidade e segurança a todos:

“Com o home office também foi preciso desenvolver uma disciplina maior por não estarmos no ambiente corporativo, mas com o passar do tempo as pessoas vem se adaptando bem e percebendo e valorizando os pontos positivos como, por exemplo, o maior convívio familiar, redução do stress com o trânsito e deslocamento”.

Nesse momento, estamos mantendo o home-office, pois a prioridade da empresa é a saúde dos funcionários. Para um futuro plano de retomada, a empresa acompanha a evolução do cenário geral e pretende ouvir, também, a opinião dos próprios profissionais.

“Aplicamos pesquisas para saber como nossos colaboradores estão se sentindo, se estão bem informados, se o processo de comunicação está adequado, como está a estrutura de home office que possuem, quais suas principais preocupações nesse momento.  Nos parece que o home office será uma realidade na retomada e estamos já discutindo qual seria o melhor formato, pois também acreditamos que o convívio presencial muito importante e não pode ser descartado”, explica Marcelo Lima.

Além disso, a empresa tem criado novas iniciativas e adaptado várias ações internas, antes presenciais, com o intuito de manter o envolvimento e uma comunicação mais próxima com os profissionais e, assim, diminuir o sentimento de isolamento. Entre elas o bate-papo no Dia das Mães com uma psicóloga sobre como conciliar home-office, filhos e demais atividades, entrega de presentes de aniversário na casa do colaborador, revista digital com divulgação mensal sobre conquistas, projetos das áreas e equipes, notícias do mercado, clientes e hobbies/talentos dos colaboradores, aula de Ginástica Laboral oferecida diariamente no formato online, entre outras ações.

A empresa já pensa no mundo pós-pandemia, que não será mais o mesmo, com certeza. Além do home office, a empresa também já prepara os próprios clientes para uma nova realidade.

“Nossos clientes também estão entendendo que o atendimento remoto é tão qualificado e efetivo quanto o presencial. As reuniões presenciais podem ser reduzidas. Estamos revendo nossa rotina de viagens e forma de atendimento e entendemos que isso será bom para todos. As pessoas perderão menos tempo com deslocamentos para o trabalho e para atender os clientes, aumentando a segurança de todos, diminuindo o desgaste com o tempo perdido em deslocamento e mais qualidade de vida”, destaca o gestor.

TECNOLOGIA ALIADA A GESTÃO DE PESSOAS

A tecnologia disponibiliza ferramentas que aproximam as pessoas nesse momento. Na GOVBR, os contatos são feitos preferencialmente com vídeo, para que as pessoas possam interagir melhor.

“Fizemos todo nosso processo de avaliação de desempenho, incluindo os feedbacks com os colaboradores por videoconferência, sem que tenhamos percebido perda de qualidade. Da mesma forma a devolutiva da nossa pesquisa de clima. Em relação aos clientes, também temos ferramentas que permitem o atendimento remoto rápido e eficiente. A tecnologia é uma forte aliada nesse momento”, finaliza o diretor.

SOBRE A GOVBR: Possui mais de 50 anos de experiência dedicados a apoiar os órgãos para explorar as boas práticas da gestão e de governança, para prestação de melhores serviços ao cidadão. Além disso, promove o modelo de gestão transparente, com foco no resultado, em que os recursos financeiros são alocados com mais eficiência, melhorando a organização administrativa e aperfeiçoando as políticas públicas. A empresa é considerada a maior do segmento no país, presente em 13 estados. Acesse o site: www.govbr.com.br


Ana Paula Dahlke
Jornalista