banner
Alto Vale

Governador inaugura ampliação de usina da Celesc em Curitibanos

Celesc vai inaugurar, nesta sexta-feira, 16, as obras de ampliação da Usina Pery, localizada no rio Canoas, no município de Curitibanos. Foto: Divulgação/Celesc

O governador Raimundo Colombo inaugura nesta sexta-feira, 16, em Curitibanos, a ampliação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Pery, localizada no rio Canoas. A usina de propriedade das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) terá sua capacidade de geração ampliada de 4,4 MW para 30 MW, o que representa um aumento de 32% no parque gerador da Empresa.

A ampliação atenderá cerca de 6,5 mil pessoas, o que dará mais autonomia para a Empresa, disponibilizando mais energia para o consumidor catarinense. A obra inclui a construção de um novo canal de adução, nova tomada de água e novos condutos forçados, que aumentam a capacidade de água até a casa de máquinas, ampliando assim a geração de energia. Também foi construída uma nova casa de força com duas unidades geradoras de 12,8 MW cada. As obras iniciaram em 2010 com investimentos de R$ 125 milhões.

Além das obras de ampliação, também foi construída uma subestação elevadora de 13,8 quilovolt(kV) para 138 kV e uma Linha de Transmissão com tensão de 138 mil volts e 19,2 quilômetros de extensão. A subestação elevadora e a linha de transmissão são responsáveis por elevar e transportar a tensão para outra localidade em distância considerável, nesse caso, para conectar a PCH Pery ao sistema elétrico da Celesc Distribuição, em Curitibanos.

Evento: Inauguração das obras de ampliação da usina Pery
Quando: 16 de agosto, às 15h30
Onde: Estrada do bairro Santa Cruz do Pery, em Curitibanos.
Como chegar: a partir de Lages, seguir pela BR 282 em direção a São José do Cerrito. Passar São José do Cerrito e seguir até o trevo de acesso à SC 457 em direção a Curitibanos. Seguindo as placas indicativas da obra, siga por cerca de 25 km (estrada de chão). Vire à esquerda, conforme as placas. Siga mais 10 km e vire novamente à esquerda. Siga em frente até chegar na PCH Pery.

Celesc vai inaugurar, nesta sexta-feira, 16, as obras de ampliação da Usina Pery, localizada no rio Canoas, no município de Curitibanos. Foto: Divulgação/Celesc

Rafael Vieira de Araujo
Secretaria de Estado de Comunicação

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by