banner
Médio Vale

Grupo Folclórico Alemão Eintracht completa 30 anos de História

Comemorando seu Jubileu de Pérola, o Eintrachtvolkstanzgruppe convida para Levantamento de Maibaum comemorativo.

Grupo Folclórico Alemão Eintracht completa 30 anos de História 1“Lebe, Liebe, Lache und Tanz” (Viver, Amar, Sorrir e Dançar) esse é o lema comemorativo do Eintrachtvolkstanzgruppe (Grupo Folclórico Alemão Eintracht, de Blumenau), que promove este ano, ações para comemorar seu aniversário de 30 anos de fundação ocorrida em 03 de maio de 1987. No dia 07 de maio, o Eintrachtvolkstanzgruppe participa de um culto em celebração ao seu Jubileu, na Igreja do Salvador, na Itoupava Central, em Blumenau, com início às 9 horas. Na sequência, o Grupo procederá o levantamento de um Maibaum comemorativo de seu aniversário (Árvore de Maio), em frente ao Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau. Como ação conjunta, no dia 21 de maio, é preparado um almoço festivo, na sede do Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia, onde haverá apresentação de dança folclórica pelo grupo da casa e convidados, com início às 11h.

“Pretendemos com estas ações agradecer e comemorar pelos 30 anos de caminhada. No “Maibaum” estaremos homenageando as bases do nosso trabalho, linkando os trajes históricos de nosso acervo aos nossos homenageados: Dr. Blumenau,  e ao Padrinho Cultural do grupo Sr. Alberto Liesenberg – in memoriam, entre outros. Para o almoço festivo foram convidados grupos folclóricos de toda região, e faremos aquilo de que mais gostamos, ou seja: dançando contaremos um pouco de nossa história, quer pelos trajes ou pelas danças,” explica o  coordenador geral do Grupo e também seu fundador Hélcio Dieter Liesenberg.

Acompanhe as notícias e as novidades do Eintrachtvolkstanzgruppe pela página no www.facebook.com/eintrachtvolkstanz.

SERVIÇO:
07 de maio – Culto em Celebração ao Jubileu de Pérola na Igreja do Salvador (Rua Doutor Pedro Zimmermann, 10139, Itoupava Central, Blumenau) às 9h.

07 de maio – Levantamento do Maibaum com apresentações da dança folclórica em frente ao Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau (Rua Doutor Pedro Zimmermann, 10377, Itoupava Central, Blumenau) às 10h30min.

21 de maio – Almoço Festivo na sede do Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia (Rua Doutor Pedro Zimmermann, 10377, Itoupava Central, Blumenau), com almoço, apresentações e tarde dançante. Início às 11h. Valor: R$ 40,00 por pessoa.

EINTRACHTVOLKSTANZGRUPPE

Fundado em 1987 no seio da comunidade luterana de Itoupava Central, o autêntico EINTRACHTVOLKSTANZGRUPPE  (Grupo de Danças Folclóricas Concórdia, em tradução livre), prestes a completar 30 anos de existência, é  o segundo grupo mais antigo de Blumenau. Dentre seu componentes temos professores, contadores, estudantes, aposentados, entre tantas outras ocupações. Nos reunimos todos os domingos para a celebração da amizade e manutenção da cultura de nossos imigrantes.

Anualmente viabiliza a participação em cursos e pesquisas, para manter a originalidade das danças, trajes e demais atividades. Possuí em seu acervo 6 trajes de diferentes regiões germânicas, porém os que estão mais no gosto de seus integrantes são dois:

O Miesbacher Tracht, traje da cidade de Miesbach, Sul da Alemanha, próximo a Munique, cidade onde originou-se a Oktoberfest e o Braunschweigerlandestracht, traje da cidade de Braunschweig, onde viveu Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau após seu regresso à Alemanha.

Tendo apresentado em vários estados brasileiros, além da manutenção da cultura germânica, tem a preocupação de participar de ações em instituições que visam o desenvolvimento social e zelam por pessoas em situação de vulnerabilidade.

 


Jane Liesenberg
Coordenadora

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by