Hospital blumenauense recebe novos refrigeradores que podem armazenar qualquer tipo de vacina

Hospital blumenauense recebe novos refrigeradores que podem armazenar qualquer tipo de vacina

2 de fevereiro de 2021 Off Por Redação

 

 

O Hospital Dia do Pulmão iniciou o processo de mudança na câmara fria para conservação de vacinas, podendo armazenar, inclusive a da Covid-19. A unidade também aumentou o número de salas para atendimento vacinal.

O Hospital Dia do Pulmão, centro de referência na área respiratória de Blumenau (SC), está ampliando a área destinada à vacinação dos pacientes. A instituição aumentou o número de salas de imunização, com mais seis ambientes exclusivos, em local isolado e separado do Pronto Atendimento para maior segurança de quem busca se vacinar, conforme destaca o médico pneumologista e diretor técnico da unidade, Dr. Mauro Sérgio Kreibich.

O Hospital Dia do Pulmão também iniciou mudanças na câmara fria para conservação de vacinas. “Estamos adequando as câmaras frias para temperaturas que possam armazenar qualquer tipo de vacina, de 8ºC a -78ºC. Também já recebemos um dos refrigeradores, que chega a -20ºC e que pode armazenar também qualquer tipo de imunizante, inclusive o da Covid-19. O armazenamento na temperatura adequada da vacina é fundamental para manter a eficácia e efetividade da mesma”, diz.

O médico ressalta que todas as salas de vacinas estão organizadas de acordo com as normas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. “Garantindo a aplicação dos imunizantes conforme os padrões de conservação, armazenagem que inclui  gerador de energia  além de equipe  qualificada para o  manuseio correto”, explica Dr. Kreibich.

Vacinação contra a Covid-19

Com relação à vacina contra a Covid-19, o Hospital Dia do Pulmão tem acompanhado atentamente o desenvolvimento mundial das vacinas contra o Coronavírus e a liberações pelos órgãos regulamentadores. “Neste momento, infelizmente, não há nenhuma previsão destas vacinas para clínicas privadas, apenas houve a liberação governamental de uso emergencial. Portanto, em respeito aos nossos pacientes, não estamos fazendo ‘lista de espera’ pois o produto não tem prazo para ser disponibilizado na rede privada, tampouco condicionaremos o atendimento a esta inclusão”, afirma o pneumologista.

Mesmo sem previsão, toda a estrutura da sala de vacinas do Hospital Dia do Pulmão está sendo organizada e a rede de frios adequada, para receber todas as possibilidades de vacinas disponíveis.

“Quando as doses estiverem disponíveis, seguiremos as normas e orientações das autoridades sanitárias para divulgação e disponibilização da vacina. E claro, com toda a segurança e qualidade praticada pelo Hospital Dia do Pulmão”, conclui Dr. Mauro Sérgio Kreibich.

Sobre o Hospital Dia do Pulmão

O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em  regime de  Hospital Dia nas dependências do HDP.

Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.

No início de  2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos os pacientes adultos e pediátricos.

Outro diferencial da área de imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente nesta atividade.

Recentemente a ativação da consultoria de Vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinações, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP ao longo dos seus 38 anos.


BRUNA GABRIELA ZIEKUHR
Presse Comunicação