banner
Médio Vale

Hospital OASE realiza mais de 480 testes de Orelhinhas

Fonoaudióloga realiza os testes todas as terças-feiras em uma sala do Pronto Socorro, do Oase

TIMBÓ – O Hospital e Maternidade Oase conta desde agosto de 2012 com uma profissional de fonoaudiologia para a realização do Teste da Orelhinha. O teste que é uma obrigatoriedade é realizado todas as terças-feiras, através de agendamento, pela fonoaudiloga, Rubia Piva Nort. Segundo ela desde a sua implantação no Hospital, em agosto de 2012 até junho de 2013, foram realizados 482 exames. Do total de crianças atendidas apenas dois recém-nascidos foram encaminhados para diagnóstico audiológico por terem apresentado alteração no Teste e no Reteste (realizados após 30 dias do primeiro exame)”, observa a fonoaudióloga ao destacar que uma dessas crianças apresentava apenas problemas condutivos, ou seja na condução do som (secreção em orelha média que dificultam a captação do som proveniente da cóclea durante a testagem), que com tratamento otorrinolaringológico adequado, provavelmente, o problema será resolvido. “E a outra criança encaminhada, não se consegue contato com a mãe e até o presente momento, esta não procurou as clínicas indicadas para diagnóstico”, afirma a médica.

A coordenadora administrativa do Instituto Vida, entidade vinculada a Copervida, empresa que administra o Hospital e Maternidade Oase, Grasielen Choseki explica que o Hospital está atendendo a Lei número 12.303, de 2 de agosto de 2010, que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização do exame denominado Emissões Otoacústicas Evocadas, o conhecido teste da orelhinha. De acordo com a Lei, em seu artigo 1º, é obrigatória a realização gratuita do exame denominado Emissões Otoacústicas Evocadas, em todos os hospitais e maternidades, nas crianças nascidas em suas dependências.

O teste de Orelhinha é um teste seguro, que não provoca incômodo para bebê e dura aproximadamente 15 minutos. Com o bebê dormindo, é inserido uma sonda na orelha, que envia e recebe estímulos sonoros, sendo possível detectar se o bebê escuta ou não os sons que lhe são apresentados. O resultado do teste sai na hora e mamãe recebe as orientações de acordo com o laudo apresentado.

Assessoria de Imprensa do Grupo CoperVida – Hospital e Maternidade Oase – Instituto Vida 

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by