IA marca última reunião da Regional Vale do Itajaí da FIESC

IA marca última reunião da Regional Vale do Itajaí da FIESC

Dezembro 17, 2025 0 Por Redação

 

 

Encontro reuniu empresários e lideranças para discutir impactos da Inteligência Artificial, apresentar indicadores de educação e saúde e apontar soluções conjuntas para a escassez de trabalhadores qualificados na região

A regional do Vale do Itajaí da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realizou a última reunião do ano nesta segunda-feira, 15 de dezembro, pontuando avanços significativos nas áreas de educação, saúde e inovação. A atuação integrada de SESI, SENAI e IEL, em parceria com municípios e entidades locais, consolidou resultados expressivos tanto em números quanto em alcance social, ao mesmo tempo em que evidenciou desafios estruturais para 2026.

Entre os principais indicadores do ano, o sistema regional registrou 22.217 matrículas em programas de educação do SESI e SENAI, abrangendo educação básica, profissional e iniciativas voltadas à indústria. Na área de saúde e segurança do trabalho, foram 60.103 vidas atendidas, com destaque para a inauguração da Clínica SESI e para ações de promoção da saúde, como a Corrida do Bem, que reuniu mais de 1.500 participantes, consolidando-se como a maior do gênero em Santa Catarina. 

A educação profissional avançou com formações alinhadas às demandas produtivas regionais, além de programas inovadores como imersões em inteligência artificial aplicada à indústria e iniciativas de inclusão, com projetos voltados a mulheres, pessoas 60+ e migrantes. Em Timbó, o SENAI conquistou o Prêmio MECA Nacional, reforçando o reconhecimento da qualidade técnica da formação ofertada.

Na educação básica, 2025 também foi um ano de conquistas, com destaque para resultados em desafios de robótica, Jogos da Primavera e formaturas regionais de jovens e adultos.  

Inteligência Artificial e o futuro dos negócios

A Inteligência Artificial, cujo avanço marcou significativamente 2025, abriu a pauta da reunião com palestra de Alessandro Mendes, da Idealizei, falando sobre como a IA está transformando negócios. Ele apresentou aos empresários uma linha do tempo da evolução tecnológica desde a década de 1990 até a chegada da Inteligência Artificial e os impactos que está causando no mundo todo. Também trouxe dados do IBGE sobre o uso crescente de IA pelas indústrias. O estudo recente identificou que 60% das empresas que ainda não adotaram IA em seus processos alegam a falta de mão de obra qualificada como principal obstáculo. Além disso, 54% dos empresários ainda não identificaram as necessidades de adoção da tecnologia, e 48% relatam escassez de apoio técnico e financiamentos.

Plataforma integra trabalhadores a oportunidades na indústria

A escassez de mão de obra qualificada foi outro ponto central da reunião. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Walfredo Balistieri, e o coordenador de mercado, Lucas Lazzari, apresentaram o projeto de uma nova plataforma que conecta empresas locais a trabalhadores qualificados. O projeto integra poder público, empresas e o sistema FIESC e visa priorizar a qualificação de mulheres, migrantes e trabalhadores acima de 50 anos e oferece às empresas do Vale do Itajaí acesso gratuito a um banco de talentos e à qualificação profissional, com previsão de que esteja implementado no segundo semestre de 2026, como resposta direta à falta de mão de obra.

“Sabemos que hoje a dificuldade está na qualificação de mão de obra, e o momento é de unirmos forças para juntos trazermos essa solução apresentada hoje. E que esse seja um piloto aqui, para Blumenau, mas que a gente possa depois reproduzi-lo nas outras cidades, principalmente no Vale Europeu”, destacou Balistieri.

Encontro apresenta nova gerente regional

Graziela da Silva, que assumiu a gerência executiva da regional da FIESC no Vale do Itajaí em outubro deste ano, foi formalmente apresentada à diretoria e empresários presentes à reunião. Ela destacou o trabalho intenso realizado nestes dois meses de gestão e enfatizou a importância da integração entre empresários, sindicatos patronais, prefeituras e municípios, reforçando o compromisso da FIESC com a educação profissional e a qualificação da mão de obra. “Os industriais  do Vale do Itajaí são extremamente conscientes do seu papel e tem se engajado nas agendas de desenvolvimento regional, aproveitando nosso cenário de uma indústria bastante diversificada. SESI, SENAI e IEL estão à disposição para construirmos de forma colaborativa as soluções para os desafios do próximo ano”, afirmou Graziela.

Perspectivas para 2026

De acordo com a apuração da FIESC, em 2025, a indústria catarinense registrou, no acumulado do ano, saldo positivo de 39,5 mil novos postos de trabalho. A produção industrial de Santa Catarina cresceu 2,8% até outubro, desempenho superior ao da indústria brasileira no mesmo período, que avançou 0,8%. As exportações somaram US$ 11,1 bilhões entre janeiro e novembro, com crescimento de 3,5%.

Para 2026, a expectativa é de que a redução dos juros, o aumento da renda e a manutenção do mercado de trabalho aquecido impulsionem o crescimento a partir do segundo trimestre, ainda que o desafio da qualificação profissional permaneça no centro da agenda industrial.

“Este encontro foi uma provocação às empresas. Precisamos estar atentos aos avanços da Inteligência Artificial, preparando nossos trabalhadores para a realidade de agora e do futuro, com a educação e a qualidade de vida que são marcas da nossa região”, observou o vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí, Ulrich Kuhn. 

Presse Comunicacao