Inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto de São Francisco do Sul terá formato inédito

Inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto de São Francisco do Sul terá formato inédito

Junho 4, 2020 Não Por Redação

A inauguração da Estação de Tratamento de São Francisco do Sul (ETE Majorca) no dia 16 de junho capitaneada pela prefeitura e pela Águas de São Francisco do Sul, promete reunir,  de forma remota, autoridades locais, estaduais e nacionais em uma transmissão pela internet. Com formato inédito para este tipo de obra no Estado, o evento realizado pela Águas de São Francisco do Sul contará com um protocolo específico, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e evitando a aglomeração de pessoas. A concessionária é uma empresa do Grupo AEGEA, que em Santa Catarina detém também as concessões das Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de  Bombinhas.

A solenidade virtual ficará disponível, depois da solenidade, para acompanhamento nas mídias sociais da concessionária através da plataforma Teams Empresa. O público terá a oportunidade de conhecer a estrutura da primeira ETE de São Francisco do Sul através de um passeio virtual pela obra. O líder do programa Infra Inteligência da AEGEA, Wagner Carvalho, explica que a ferramenta foi desenvolvida através do conceito de gêmeo digital, quando é criada uma réplica fiel da estrutura a partir do cruzamento de diferentes tecnologias, incluindo a aerofotorametria.

“Vamos inaugurar uma obra deste porte em uma cerimônia oficial 100% online e dinâmica, que garantirá a segurança de todos os participantes e poderá ser conferida depois por qualquer cidadão de São Francisco do Sul, de Santa Catarina ou do pais”, observa Reginalva Mureb, presidente da Águas de São Francisco do Sul.

A ETE

A implantação do complexo de coleta e tratamento do esgoto sanitário, que inclui a construção da ETE dos Balneários, é uma das obras mais aguardadas de São Francisco do Sul. A estrutura é fundamental para remover os poluentes da água previamente usada pela comunidade, de forma a devolvê-la aos mananciais hídricos de acordo com os parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais.

No país, segundos dados do instituto Trata Brasil 46,85% da população não dispõem da cobertura da coleta de esgoto, chegando a mais de 100 milhões de pessoas sem esses serviços básicos – mais de 2x a população da Argentina.. Em números gerais, usando o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS – base 2018), conforme os dados do instituto, o esgoto no Brasil ainda é um desafio, pois somente 46% do volume gerado no país é tratado. O ranking no saneamento nos 100 maiores municípios do país é realizado desde 2009 pelo instituto em parceria com a GO Associados. A  parcela da população com coleta de esgoto na região Sul é de 45,17%.
De acordo com Reginalva Mureb, a conclusão da obra reafirma o compromisso da concessionária de levar saúde e dignidade a comunidade de São Francisco do Sul. “O que nos move é trabalhar pela saúde da população que atendemos”, acrescentou.


Joana Gall
Buriti Jornalistas Associados