Indaial alerta produtores sobre casos positivos de raiva em bovinos na região

Indaial alerta produtores sobre casos positivos de raiva em bovinos na região

21 de maio de 2021 Off Por Redação

 

 

O Departamento Regional da Cidasc de Blumenau confirmou dois casos positivos de raiva em bovinos na localidade da Mulde Central, em Timbó. Diante do ocorrido, a Secretaria da Agricultura de Indaial, junto à Cidasc do Município, alerta os produtores da região sobre a importância de vacinar os rebanhos de suas propriedades. Os animais vacinados pela primeira vez devem receber uma segunda dose 30 dias após a primeira imunização.

“A intenção é conter e evitar novos focos da doença. A vacina pode ser adquirida pelo próprio produtor diretamente nas casas agropecuárias”, explica o secretário de Agricultura, Jacir Roni Floriano.

A orientação também é de que os produtores rurais observem seus animais, a fim de detectar possíveis sintomas da doença como: dificuldade de caminhar, salivação excessiva e paralisia. Em casos suspeitos deve-se procurar orientação de um médico veterinário e comunicar o fato no escritório da Cidasc de Indaial pelo telefone (47) 3378-8484.

A raiva não tem cura e pode matar animais e seres humanos, portanto a vacinação é muito importante para prevenção e proteção.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial