banner
Prefeitura Municipal de Indaial

Indaial inicia Projeto Crescer e Semear com oficinas

Indaial inicia Projeto Crescer e Semear com oficinas 1Inserir alimentos mais saudáveis e nutritivos à merenda escolar. Essa é a proposta do Projeto Crescer e Semear, idealizado pela empresária e consultora especializada em gastronomia saudável, Lidiane Barbosa. No início do ano, a Prefeitura de Indaial, por meio da Secretaria de Educação, fechou a parceria para implantação do programa, e agora, no mês de junho, as atividades práticas iniciaram.

A primeira etapa do projeto consiste na aplicação de sete oficinas com agentes educacionais das Escolas Municipais e Unidades de Educação Infantil, ministradas pela Lidi e sua equipe. Nos encontros será demonstrado como preparar alimentos mais saudáveis e como planejar o cardápio escolar dentro das possibilidades do que já é oferecido aos alunos na merenda.

A primeira oficina aconteceu na última sexta, 14 de junho, com a presença, além das merendeiras, dos diretores das instituições de ensino da rede municipal. Os encontros serão mensais, finalizando em dezembro.

Na segunda etapa, a equipe de Lidiane Barbosa irá trabalhar com os estudantes para mostrar sobre o preparo dos alimentos e a importância de uma alimentação saudável. Participam dessa fase, que deve acontecer ainda em 2019, cerca de 600 alunos da rede, entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, mapeados pela Secretaria.

A terceira etapa contemplará um trabalho de conscientização da família, com base no Elo: Escola, Alunos e Família. O objetivo é que os ensinamentos do projeto tenham continuidade, não limitando-se apenas à escola.

Para 2020, a Secretaria tem como proposta o planejamento de outros insumos na merenda escolar para que aos poucos possam ser substituídos os ingredientes.

Indaial inicia Projeto Crescer e Semear com oficinas 2“Com o projeto queremos despertar nas crianças a vontade de comer de forma saudável e explorar o incrível mundo dos alimentos. Com receitas simples e saborosas, as crianças manipulam os alimentos, aprendem as características de frutas, verduras, legumes, farinhas e outros ingredientes usados nas receitas e provam as delícias feitas por elas. Para alimentar com qualidade também é preciso criar um elo entre escola e casa. Por isso, o projeto também se propõe a ministrar palestras/oficinas com as merendeiras e pais de alunos para provar que alimentação saudável pode ser simples, acessível e deliciosa”, explica Lidiane Barbosa.

O secretário de Educação, Jairo Gebien, explica que o projeto não gera despesas para o Município. São parceiros na implantação do programa em Indaial as empresas Uniasselvi e Ipel – Indaial Papel e Embalagens. As oficinas práticas acontecem na cozinha gastronômica da Uniasselvi. Já a Ipel fez a doação de dois dispensers (um para álcool e um para papel toalha) a todas as cozinhas das Unidades de Educação Infantil e Escolas de Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino.

Para Jairo, “pensar na reeducação alimentar nas escolas e unidades é o primeiro passo para um novo conceito de alimentação saudável, tão importante de ser discutido nos dias atuais”.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by