banner
Indaial

Indaial (SC) recebe maratona que cria soluções para cidades inteligentes

O Hackathon Smart Cities Shift é um evento global em que equipes desenvolvem, em um fim de semana, ideias para melhorar os municípios nos aspectos humanos, industriais e de transporte. Atividade acontece nos dias 27 e 28 de abril, na Uniasselvi, com o patrocínio da Viacredi

Indaial (SC) recebe maratona que cria soluções para cidades inteligentes 1

Participantes do evento apresentarão soluções para melhorar os municípios em que vivem
Crédito: Divulgação

A cidade de Indaial (SC) sedia um dos mais importantes trabalhos de inovação. O Hackathon Smart Cities Shift está em sua 4ª edição e abordará soluções para cidades inteligentes que buscam um desfecho para problemas do cotidiano. A maratona, que acontecerá nos dias 27 e 28 de abril na Uniasselvi, conta com o patrocínio da Viacredi e tem a duração de 24 horas. Durante esse período, as equipes desenvolvem as melhores ideias para diminuir problemas locais.

Para o diretor administrativo da Viacredi, Adelino Sasse, este evento vai ao encontro dos valores pregados pela cooperativa. “Ter cidades mais funcionais, com soluções para o meio ambiente, saneamento, transporte e educação é o sonho de todos nós. Juntos e agregando diferentes visões e ideias poderemos, aos poucos, construir esse modelo ideal de local para viver”, afirma.

As universidades e órgãos públicos, assim como o apoio da cooperativa, são fundamentais para o desenvolvimento das cidades, segundo o coordenador da maratona, Carlos Rogério Silva. “Acreditamos que os problemas dos municípios são mais facilmente resolvidos quando a comunidade local, que está no dia a dia acompanhando os acontecimentos de perto, está envolvida”, destaca.

Participação
A maratona é voltada para desenvolvedores, empresários de tecnologia, designers, analistas de negócios, profissionais do marketing, arquitetos, engenheiros e demais entusiastas interessados no tema. Serão aceitas equipes de três a cinco pessoas, que podem ser formadas no dia do evento.

Os trabalhos serão avaliados seguindo alguns critérios como finalização e exibição do projeto, viabilização da comercialização, nível e inovação da solução, design e uso viável de uma Interface de Programação de Aplicativos (API).

Sobre a Viacredi 
Constituída em 1951 por funcionários de uma indústria têxtil de Blumenau (SC), a Viacredi é uma cooperativa de crédito integrante do Sistema Ailos. A instituição está presente em 20 nas cidades catarinenses: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Itajaí, Jaraguá do Sul, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Schroeder, São João Batista e Timbó. Atualmente possui mais de 475 mil cooperados e 1,5 mil colaboradores.

 


Nádia Fontes

Topo