banner
Prefeitura Municipal de Indaial

Indaial sedia Festival Polonês

Foto: Grupo Piaskowa

O Município de Indaial receberá nos dias 24 e 25 de agosto um evento que trará para a região do Vale Europeu os valores culturais e religiosos da tradição polonesa. O Festival Polonês será realizado no Parque Municipal Jorge Hardt, no Ribeirão das Pedras, e contará com diversas atrações culturais. A organização e promoção do evento é da Associação Folclórica Polonesa de Indaial e Grupo Piaskowa, com apoio do Município de Indaial e Fundação Indaialense de Cultura.

No dia 24, a partir das 19 horas, será apresentada a IV Mostra de Folclore Polonês de Indaial com apresentações folclóricas dos grupos dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Grupo Piaskowa. Neste ano a programação contará também com a participação especial da Banda Polonesa TatraChord, da cidade de Zakopane (Polônia), que apresentará um repertório de músicas regionais do folclore polonês.

No mesmo dia também será feita a escolha da rainha do folclore polonês e um jantar típico com o tradicional Pieroge (pastel cozido recheado de ricota ao molho vermelho), arroz colorido temperado, carne suína e saladas. Também haverá um baile com a banda Classe A. Para poder saborear o prato típico e participar do baile dançante o ingresso deverá ser comprado antecipadamente no valor de R$ 12,00 com o grupo Piaskowa.

Foto: Grupo Piaskowa

No domingo, 25 de agosto, o público poderá conferir a missa em polonês e português, almoço no valor de R$ 15,00, apresentações folclóricas e tarde dançante com Ignacio Arendt. Segundo o presidente da Associação Folclórica Polonesa, Fernando Anacleto, o festival tem como objetivo mostrar a importância do evento como informação histórica, reviver os costumes e tradições, promover o intercâmbio de grupos folclóricos e associações.

O grupo folclórico polonês Piaskowa é o maior grupo da etnia polonesa de Santa Catarina. Ele foi fundado em 2007 e desde a sua criação busca promover a preservação e divulgação da cultura polonesa. Em seu repertório o grupo apresenta danças de diversas regiões da Polônia e suas coreografias foram criadas exclusivamente para o grupo, que é composto por 96 integrantes nas categorias infanto juvenil e adulto.

A direção do grupo é realizada pela Associação Indaialense Folclórica Polonesa (ASSINFOLPOL), fundada no dia 5 de abril de 2008 para auxiliar a manter a estrutura do grupo Piaskowa. A associação realiza pesquisas históricas e entrevistas com famílias de descendentes, pesquisa de dança folclórica, língua, artesanato, canto, culinária, além de promover eventos folclóricos. Mais informações podem ser obtidas no telefone: 9129-6871 ou 9609-7889.

Morgana H. Linhares
Jornalista
Secretaria de Articulação, Comunicação e Ouvidoria
Prefeitura Municipal de Indaial

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by