banner
Prefeitura Municipal de Indaial

Indaial – Unidades de saúde intensificam ações de prevenção da mulher no Outubro Rosa

Neste mês é celebrado o Outubro Rosa, um movimento anual que tem por objetivo estimular a participação da população no controle do câncer de mama, compartilhando informações e promovendo a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Em Indaial, as Unidades de Saúde da Família organizaram algumas atividades diferenciadas no mês de outubro. Todos os locais estão decorados, a fim de lembrar as usuárias que este mês, em especial, é dedicado à prevenção e promoção da saúde da mulher.

Durante todos os meses, as Unidades também realizam o agendamento do exame papanicolau, popular preventivo, que conta com a a consulta de enfermagem direcionada à saúde da mulher, contemplando todo o histórico de saúde até a coleta do exame citopatológico do colo uterino, avaliação das mamas e orientações.

Para reforçar a importância desse exame, as Unidades estarão abertas no sábado, 24 de outubro, das 8h às 17h, para atividades voltadas à promoção e prevenção da saúde da mulher, incluindo coleta de preventivo. É necessário agendar previamente o exame na Unidade. As Unidades que funcionarão no dia 24 são: Tapajós, Warnow, Estrada das Areias, Encano Baixo, Encano do Norte, Rio Morto, João Paulo II, Benedito e Carijós.

De janeiro a junho de 2015, a Secretaria de Saúde de Indaial tem contabilizado 997 exames citopatológicos do colo uterino e 552 mamografias, conforme o sistema do Datasus (Departamento de Informática do SUS).

Recomendações:

Para fazer o exame preventivo, a mulher:

– não pode estar menstruando;

– dois dias antes do exame deve evitar duchas vaginais, tampões, medicamentos vaginais, espermicidas e cremes vaginais;

– deve evitar relações sexuais por dois dias antes do exame.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Assessoria de Articulação, Comunicação e Ouvidoria
Prefeitura Municipal de Indaial

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by